Ação Popular pede o fim da prorrogação dos contratos de Águas do Paraíba

Concessionária de saneamento que atua na cidade de Campos dos Goytacazes está no sexto aditivo de contrato sem licitação

Está tramitando na 5ª Vara Cível de Campos dos Goytacazes (RJ), a Ação Popular (com pedido de liminar) mais esperada pela população da maior cidade do Norte Fluminense. A autora é a cidadã Esthér Chaves Gesualdi Ferreira Neta.

Ela denuncia a sexta prorrogação do contrato da concessionária de saneamento Águas do Paraíba com o município e pede a realização imediata de licitação dos serviços.

Segundo a autora, há uma manifesta ilegalidade na prorrogação ad infinitum do contrato sem o devido processo licitatório, conforme destaca a legislação, julgados do STF e diferentes doutrinas sobre o tema.

Águas do Paraíba é do grupo Águas do Brasil. A empresa pratica na cidade de Campos a tarifa mais cara do Brasil, além de ser beneficiada com uma escandalosa paridade da tarifa de água e esgoto. Para cada R$ 100 por consumo de água, o contribuinte paga mais R$ 100 pela tarifa de esgoto.

A empresa é campeã de reclamações nos órgãos de proteção ao consumidor e, talvez, seja a única concessionária do Brasil com reajuste de tarifas concedidos por decisões monocráticas no Tribunal de Justiça do Estado (TJRJ). Uma verdadeira  aberração já que a concessão de reajuste de tarifa é atribuição do poder executivo.

A autora da Ação Popular destaca outro tema controverso: o conluio da “mídia corporativa” com a concessionária, por meio de contratos publicitários.

“Na verdade, a população está refém de uma concessionária de serviço público cujos contratos se transformaram em contratos de tempo indeterminado. Antes do término de um termo aditivo ocorre um outro termo”, diz um trecho da Ação Popular.

Essas infinitas prorrogações de contratos a revelia da legislação é também reveladora no sentido de explicitar a relação espúria de uma concessionária de serviços com agentes públicos. Entra governo e sai governo, Águas do Paraíba sobrevive promovendo o esculacho contra os consumidores.

O NABALANCANF APENAS REPOSTA A NOTÍCIA QUE SE FEZ PÚBLICA SEM TECER QUALQUER COMENTÁRIO A RESPEITO DA MATÉRIA OU SE RESPONSABILIZAR PELA MESMA. TEM O CUNHO MERAMENTE INFORMATIVO.
Via
Por Viu Online
Fonte
portalviu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × dois =

Especialista

Olá! você têm alguma dúvida?