#ReciclaTJ: Comarcas de Junqueirópolis e Presidente Bernardes são destaques da campanha

Incentivo às práticas sustentáveis. 

 

As comarcas de Junqueirópolis e Presidente Bernardes são os destaques do mês da campanha #ReciclaTJ, arrecadando, juntas, cerca de 13 quilos de esponjas e 8 quilos de materiais de escrita. Esses itens são encaminhados para centros de coleta e revertidos em recursos para instituições sem fins lucrativos. 

Destaque pela quarta vez, a Comarca de Junqueirópolis já enviou cerca de 255 quilos de materiais recicláveis desde o começo da sua participação na iniciativa. Neste mês, contribuiu com 10,7 quilos de esponjas e 5,1 quilos de itens de escrita. O chefe da Seção de Administração Geral do Fórum de Junqueirópolis, Marcos Roberto Ruiz, ressalta que o engajamento expressivo se deve principalmente pela colaboração entre entidades e comunidade. “A maior parte dos materiais é arrecadada através das parcerias que temos com as escolas municipais, estaduais, entidades sem fins lucrativos e órgãos públicos da municipalidade. Somos de uma cidade bem pequena, e o mais bacana é que conseguimos engajar toda a sociedade, desde as crianças até os adultos”, aponta. 

Em Presidente Bernardes, foram recolhidos e entregues 3,2 quilos de materiais de escrita 2,8 quilos de esponjas com a colaboração de servidores, familiares e terceirizados. Se fossem descartados em aterros convencionais, os materiais levariam anos para se decomporem. Iniciativas como esta, promovida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, trazem benefícios para o meio ambiente por meio da destinação adequada desses materiais. “Acho extremamente importante ações como o #ReciclaTJ, porque mostra que o órgão em que trabalho está preocupado com o todo, buscando diminuir seu impacto ambiental”, afirma a chefe da Administração do Fórum da Comarca, Rosimeire Massako Yoshihara Endo. 

 

#ReciclaTJ  

Qualquer pessoa pode participar. Para isso, basta se dirigir ao fórum mais próximo para entregar os materiais coletados na campanha. São aceitos: esponja sintética, lápis grafite e colorido, lapiseiras, canetas, canetinhas, borrachas, apontadores, marca-texto, marcadores permanentes e marcadores de quadro branco, bem como as respectivas embalagens desses materiais. 

Por meio da coleta no Judiciário paulista, os produtos passam por um projeto de logística reversa da empresa Terracycle, em parceria com a Faber Castell e a Scotch Brite, para serem transformados em pellets, matéria-prima utilizada para a confecção de outros objetos, como bancos e lixeiras. A campanha traz benefícios não só ao meio ambiente, mas à coletividade.  Consulte o endereço do local mais próximo aqui. 

A iniciativa está inserida no projeto de aprimoramento da gestão de resíduos sólidos e visa dar cumprimento à Meta 8.1 do Plano de Logística Sustentável do TJSP 2021/2026, à Política Nacional de Resíduos Sólidos e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Comunicação Social TJSP – BL (texto) / MS (arte)

imprensatj@tjsp.jus.br

O NABALANCANF APENAS REPOSTA A NOTÍCIA QUE SE FEZ PÚBLICA SEM TECER QUALQUER COMENTÁRIO A RESPEITO DA MATÉRIA OU SE RESPONSABILIZAR PELA MESMA. TEM O CUNHO MERAMENTE INFORMATIVO.
Fonte
TJSP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis − dois =

Especialista

Olá! você têm alguma dúvida?