Aprovadas alterações em norma que regulamenta destino de valores devolvidos por partidos ao erário

Resolução é resultado da atuação de Grupo de Trabalho instituído em 2018

Na sessão plenária desta quinta-feira (23), o Tribunal Superior Eleitoral aprovou, por unanimidade, alterações na Resolução TSE nº 23.709, que regulamenta procedimentos para o controle e execução de multas eleitorais e de decisões que determinem a devolução de recursos por partidos políticos. A regra não abrange multas aplicadas em razão de processos criminais.

O relator, ministro Raul Araújo, propôs alterações em diversos artigos da norma e fez referência a uma sugestão acrescentada pela Corregedoria-Geral Eleitoral (CGE) que dispõe sobre a baixa de multas administrativo-eleitorais (Artigo 12). A CGE considerou que, além do meio tradicional que é a Guia de Recolhimento da União (GRU), o pagamento pode ser feito via Pix e poderá, futuramente, incorporar outros meios, com o avanço da tecnologia.

De acordo com o relator, as alterações sugeridas são decorrentes de modificações na Constituição, legais e regimentais; retificação de remissões equivocadas e o equacionamento de aparente antinomia (conflitos de normas ocorridos durante o processo de interpretação); além de arranjos da melhor técnica legislativa.

Histórico

A Resolução TSE nº 23.709 é o resultado final da atuação do Grupo de Trabalho (GT) especialmente criado para realizar estudos e propostas de normatização de procedimentos para a execução e cumprimento das decisões tomadas pelo TSE relativas a obrigações, independentemente de sua natureza. O GT foi instituído por meio da Portaria nº 1011/2018.

Leia mais:

01.09.2022 – TSE regulamenta destino de valores devolvidos por partidos ao erário

Processo relacionado: PA 0600280-49

JL/CM, DM

O NABALANCANF APENAS REPOSTA A NOTÍCIA QUE SE FEZ PÚBLICA SEM TECER QUALQUER COMENTÁRIO A RESPEITO DA MATÉRIA OU SE RESPONSABILIZAR PELA MESMA. TEM O CUNHO MERAMENTE INFORMATIVO.
Fonte
TSE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × um =

Especialista

Olá! você têm alguma dúvida?