“O comprometimento com o trabalho, com a prestação jurisdicional célere e eficiente, tem uma repercussão muito positiva na carreira. E o estudo é fundamental. É preciso estar sempre atualizado, além de permanecer aberto a novas ideias, ao movimento da sociedade”. A partir dessa declaração o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo iniciou uma conversa informal com os juízes do 38º Curso Oficial de Formação Inicial para Magistrados, na Escola da Magistratura (Emerj), nesta terça-feira (01/10).
Durante 45 minutos, o presidente deu conselhos aos novos juízes e os orientou a se aproximarem do jurisdicionado. Os magistrados terminarão o curso de iniciação na próxima sexta-feira e iniciarão a carreira, efetivamente, em algumas semanas.
Ricardo Cardozo destacou a importância do conhecimento técnico aliado a uma boa gestão: “Tão importante quanto prestar a jurisdição é ser gestor na sua unidade. Hoje, talvez, o juiz seja tanto gestor quanto julgador”.
“O juiz não pode ter medo de trabalho. Nós temos uma missão que é prestar a jurisdição. Todos queremos resultados”, ressaltou o presidente.
Ao falar sobre o investimento em tecnologia do Tribunal, destacou: “Hoje o TJRJ é, possivelmente, o tribunal mais tecnológico. O eproc é um sistema amigável, que muda a forma de ver o Judiciário. É uma mudança de cultura”, referindo-se ao novo sistema eletrônico de tramitação de processos judiciais do Judiciário fluminense, lançado nesta segunda-feira (30/09).
Sobre o comportamento dos magistrados, pontuou o valor da empatia, da gentileza: “A formalidade é importante, tenham cuidado com a aparência, com a postura, mas não se esqueçam de que ninguém procura o Judiciário porque quer, procura porque não conseguiu resolver seus problemas. É preciso ter em mente que as pessoas precisam de afeto”.
O presidente se colocou à disposição para ouvir sugestões dos novos juízes e recebê-los em seu gabinete, e concluiu: “Sejam muito bem-vindos à magistratura. Vocês são o futuro do Judiciário. Que tenham uma carreira brilhante”.
Estiveram presentes ao encontro o desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, diretor-geral da Emerj, e servidores da Escola.
O curso
O 38º Curso Oficial de Formação Inicial para os magistrados nomeados no XLIX Concurso para Ingresso na Magistratura de Carreira do Estado do Rio de Janeiro teve início no dia 1º de julho e terminará na próxima sexta-feira, dia 4 de outubro, com um total de 491 horas/aula.
Promovido pelo Departamento de Aperfeiçoamento de Magistrados (DEAMA) da Emerj, o curso foi estruturado em 4 módulos temáticos e contempla o conteúdo programático mínimo proposto pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), as diretrizes emanadas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e as temáticas de interesse do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro.
Os conteúdos, em sala de aula, são apresentados por meio de exposições dialogadas e utilização de metodologias ativas. Os novos juízes também participam de visitas técnicas em instituições, além de atividades práticas educacionais.
A meta a ser atingida é a formação de um juiz ético, congruente, capaz de ver e ouvir a alteridade que o cerca, com equilíbrio emocional e espírito curioso para lidar com as constantes inovações tecnológicas e constantes mudanças sociais e culturais de seu tempo.
Fotos: Rosane Naylor
Departamento de Comunicação Interna