A vacinação contra Covid-19 e do calendário básico de rotina, incluído a vacina preventiva contra raiva humana, que acontece na Unidade Pré-Hospitalar (UPH) Saldanha Marinho para crianças, adolescentes e adultos está mantida durante o Carnaval. De sexta-feira (17) até quarta-feira (22) o atendimento será de 8h às 14h. Já na quinta-feira (23) o atendimento volta para o horário normal, das 11h às 20h.
Estarão disponíveis a 1ª dose das vacinas contra a Covid-19 — Pfizer Baby para crianças de 6 meses a 4 anos e, Pfizer Adulto e Astrazeneca para maiores de 12 anos. Já para receber a 2ª, 3ª e 4ª doses, o interessado deve respeitar o intervalo de acordo com cada etapa de vacinação e o imunizante recebido no esquema primário. As pessoas imunocomprometidas com 18 anos ou mais que receberam as doses do esquema primário, a dose adicional e o primeiro reforço, podem receber o segundo reforço (5ª dose).
Quanto a vacina Coronavac que é destinada para pessoas acima de 3 anos, e Pfizer Pediátrica, essa última exclusiva para crianças de 5 a 11 anos, estão suspensas e a aplicação será retomada assim que o município receber novas doses dos imunizantes.
“As crianças de 3 e 4 anos que iniciaram o esquema primário com Coronavac também podem receber a dose de reforço, pois essa imunização é feita com a Pfizer Baby”, explica o assessor técnico de Imunizações, Leonardo Cordeiro.
Podem receber as vacinas de rotina todas as pessoas acima de 2 meses de vida. As vacinas disponíveis são: Vacina Inativada contra Poliomielite (VIP) e Vacina Oral contra Poliomielite (VOP), que previnem a paralisia infantil, além da Tríplice Viral, Hepatite A e B, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre Amarela e Varicela.
Para os adolescentes, os imunizantes disponíveis são Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice Viral, Difteria e Tétano Adulto, Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente. Já para os adultos, DT, Hepatite B, Febre Amarela e Tríplice Viral.
A vacina preventiva contra raiva humana, disponível na unidade aos finais de semana, é indicada para crianças e adultos, podendo ser administrada antes e após a exposição ao vírus, que é transmitido para as pessoas quando a saliva do animal infectado penetra no organismo, através da pele ou mucosas, por mordedura, arranhadura ou lambedura, mesmo não existindo agressão. A mordida pode ser de cachorro ou outros animais infectados como gato, morcego, cavalo e porco, por exemplo.
Em caso de acidentes por mordedura ou arranhadura por algum animal, a pessoa deve lavar o ferimento com água e sabão e procurar a emergência do Hospital Ferreira Machado (HFM) para avaliação médica. Se houver necessidade da vacina, o próprio hospital encaminha o paciente para o CRIE de segunda a sexta ou à UPH Saldanha Marinho, aos sábados e domingos.
No ato da vacinação é preciso apresentar um documento com foto, CPF ou cartão do SUS, além da caderneta de vacinação. Já o cartão de vacina contra a Covid-19 será exigido juntamente com os documentos pessoais para quem for receber os imunizantes que estão disponíveis para aplicação da 1ª a 5ª dose. Os imunocomprometidos devem apresentar laudo médico ou outro documento que comprove a condição.
O NABALANCANF APENAS REPOSTA A NOTÍCIA QUE SE FEZ PÚBLICA SEM TECER QUALQUER COMENTÁRIO A RESPEITO DA MATÉRIA OU SE RESPONSABILIZAR PELA MESMA. TEM O CUNHO MERAMENTE INFORMATIVO.