TJSP na Mídia: Projeto Leitura Amiga é destaque na imprensa

Leituras on-line para crianças e adolescentes acolhidos.
O projeto Leitura Amiga, do Tribunal de Justiça de São Paulo, foi destaque no site Estadão, nesta segunda-feira (3). A iniciativa, idealizada pela juíza Marina Freire, da Comarca de Bauru, promove diariamente leituras on-line de livros para crianças e adolescentes que vivem em casas de acolhimento no Estado de São Paulo.
A matéria conta como foi a criação do projeto, que surgiu em 2020, no contexto da pandemia, para levar acolhimento e segurança psíquica a crianças de 3 a 17 anos. De segunda a sexta, no período da noite, os voluntários entram em contato com as casas de acolhimento por meio de videochamadas e lives para interagir e suscitar o hábito da leitura. “Para acompanhar as histórias, há todo um ritual: as crianças se arrumam, tomam banho e se reúnem em frente ao computador para ouvir contos que variam entre fábulas infantis e bibliografias de personalidades notórias”, escreveu a repórter Ana Luiza Antunes. “Comecei a perceber que o ganho da leitura à noite não era só ler uma história, mas era o fato dessa troca, desse carinho”, afirmou a juíza ao portal.
Marina Freire apontou, ainda, a importância dessa convivência para que as crianças possam desmistificar a figura do magistrado. “Quando estamos dando afeto e mostrando outras versões, acho que você consegue humanizar mais”. Qualquer pessoa pode se voluntariar como leitor de histórias, mediador dos encontros, representante de abrigos ou doador de livros ou equipamentos diretamente às instituições.
Projeto Leitura Amiga
O projeto foi criado em 2020, durante a pandemia e, atualmente, conta com a participação de 130 voluntários e 35 casas de acolhimento. Os interessados em participar podem se inscrever por meio de formulário. Voluntários devem informar o RG para formalização do cadastro; no caso das instituições, o coordenador do local deve indicar o responsável pelas crianças e adolescentes para quem o link da chamada será enviado.
Saiba mais na página do Leitura Amiga.
Comunicação Social TJSP – BC (texto) / MK (arte)

 

O NABALANCANF APENAS REPOSTA A NOTÍCIA QUE SE FEZ PÚBLICA SEM TECER QUALQUER COMENTÁRIO A RESPEITO DA MATÉRIA OU SE RESPONSABILIZAR PELA MESMA. TEM O CUNHO MERAMENTE INFORMATIVO.
Fonte
TJSP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze + 19 =

Especialista

Olá! você têm alguma dúvida?