TJSP instala 4ª Vara da Família e das Sucessões em Sorocaba

  Ampliação do serviço à população. 

O Tribunal de Justiça de São Paulo instalou, ontem (13), a 4ª Vara da Família e das Sucessões de Sorocaba, em solenidade conduzida pela coordenadora da 19ª Circunscrição Judiciária, desembargadora Maria de Lourdes Rachid Vaz de Almeida, que representou o presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe.
Na abertura, o juiz da nova unidade, Rodrigo Faccio da Silveira, falou sobre o aprimoramento da prestação jurisdicional na sede da 10ª Região Administrativa Judiciária, que, neste ano, instalou outras cinco unidades judiciais na comarca. “O desafio é imenso, e pretendo tratar esses conflitos tão sensíveis da melhor forma possível. Que possamos trabalhar de forma colaborativa”, declarou.
A diretora científica da Associação de Direito de Família e das Sucessões (Adfas), Kátia Boulos, representou a presidente e destacou a importância do trabalho integrado nas questões envolvendo Direito de Família. “Nós sabemos o quanto as demandas são complexas e precisamos da atuação de todos”, salientou.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Sorocaba, Márcio Roberto de Castilho Leme, agradeceu ao TJSP pelo olhar atento à comarca e reconheceu o esforço de magistrados e servidores. “Nossa função é estabelecer diálogos para que os cidadãos recebam uma tutela jurisdicional adequada, com qualidade e prazo célere”, disse.
O promotor de Justiça Charles Zanini Pizoni apontou os impactos positivos da instalação da 4ª Vara de Família, colocando o Ministério Público à disposição da população. “A instalação auxiliará na celeridade e na melhor prestação jurisdicional.”
Representando o prefeito de Sorocaba, o secretário jurídico Douglas Domingos de Moraes ressaltou o cuidado necessário para o julgamento das causas envolvendo a matéria. “O peso que a Vara da Família possui é muito grande. Ficamos felizes por termos magistrados tão competentes que trabalham diuturnamente.”
O coordenador adjunto da 19ª CJ, desembargador Roque Antonio Mesquita de Oliveira, falou de sua ligação com a Justiça sorocabana. “No próximo ano, a comarca completa 150 anos, junto com o TJSP, e acompanho a história do Fórum de Sorocaba desde 1969, quando era estagiário. Fico feliz por testemunhar essa instalação”, afirmou.
Finalizando a cerimônia de instalação da 4ª Vara da Família e das Sucessões de Sorocaba, a desembargadora Maria de Lourdes Rachid Vaz de Almeida citou as peculiaridades da matéria e os atributos que um magistrado deve ter. “Um dos requisitos para o juiz de Vara de Família fazer um bom trabalho é ter sensibilidade e delicadeza para se colocar no lugar das partes. A complexidade e a responsabilidade são muito grandes”, esclareceu. “Sou sorocabana e essa instalação é motivo de muito orgulho. Agradeço a todos que nos ajudaram”, concluiu.
Também prestigiaram a solenidade o juiz diretor do Fórum de Sorocaba, José Elias Themer; os desembargadores Antonio Rigolin e Ana Maria Alonso Baldy; o diretor regional da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), juiz Emerson Tadeu Pires de Camargo; o juiz diretor da 10ª RAJ, Alexandre de Mello Guerra; os juízes da Comarca de Sorocaba Alessandra Lopes Santana de Mello (2ª Vara Cível), Marcos José Corrêa (4ª Vara Cível), Pedro Luiz Alves de Carvalho (5ª Vara Cível), Adriana Tayano Fanton Furukawa (6ª Vara Cível), Carlos Alberto Maluf (8ª Vara Cível), Leonardo Guilherme Widmann (1ª Vara da Família e das Sucessões), Gláucia Cyrillo Pereira (2ª Vara da Família e das Sucessões), Daniela Bortoliero Ventrice (3ª Vara da Família e das Sucessões), Jamil Nakad Junior (Vara do Juizado Especial da Fazenda Pública), Douglas Augusto dos Santos (2ª Vara do Juizado Especial) e Rafael Dahne Strenger; o juiz da 2ª Vara Criminal e do Júri de Itu, Hélio Villaça Furukawa; a promotora de Justiça Patrícia Augusta de Chechi e Franco Pinto; o capitão PM Luis Aurélio Martins Barreto, representando o comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar do Interior; o delegado Luis Antonio Lara, representando o diretor do Departamento de Polícia Judiciária do Interior 7; os delegados José Humberto Urban Filho e Weldon Carlos da Costa; João Leandro, representando o deputado federal Vitor Lippi; Hudson Ramos, representando a deputada estadual Maria Lucia Amary;  demais magistrados, autoridades, servidores e convidados.
Mais fotos no Flickr.
Comunicação Social TJSP – BC (texto) / KS (fotos)
Siga o TJSP nas redes sociais:

 

 

O NABALANCANF APENAS REPOSTA A NOTÍCIA QUE SE FEZ PÚBLICA SEM TECER QUALQUER COMENTÁRIO A RESPEITO DA MATÉRIA OU SE RESPONSABILIZAR PELA MESMA. TEM O CUNHO MERAMENTE INFORMATIVO.
Fonte
TJSP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + treze =

Especialista

Olá! você têm alguma dúvida?