STF recebe estudantes de programa de formação de lideranças da Universidade de Georgetown

O presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, explicou ao grupo o funcionamento do Judiciário brasileiro.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, se encontrou, nesta terça-feira (7), com estudantes do Programa de Formação de Lideranças na América Latina da Universidade de Georgetown (EUA). O ministro explicou o funcionamento do Poder Judiciário brasileiro ao grupo, formado, em sua maioria, por servidores públicos, inclusive do Brasil.

Modelo

Barroso observou que a Constituição Federal de 1988 é muito abrangente, tratando de temas como seguridade social, meio ambiente e direitos de minorias, por exemplo. Assim, questões que em outros países são discutidas na esfera política, no Brasil precisam ser interpretadas pelo Supremo. Essa característica do texto constitucional e o fato de que as sessões de julgamento são todas televisionadas aumentam a visibilidade das decisões e dos integrantes da Corte.

Diversidade

Em relação à diversidade no Judiciário, o presidente do STF destacou que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu recentemente que, na promoção de integrantes da magistratura, deve ser observada a paridade de gênero. Frisou, ainda, que a legislação brasileira assegura a pessoas negras 20% das vagas em concursos públicos, inclusive na magistratura.

Após a palestra, o grupo participou de visita monitorada às instalações do STF.

PR//CF

O NABALANCANF APENAS REPOSTA A NOTÍCIA QUE SE FEZ PÚBLICA SEM TECER QUALQUER COMENTÁRIO A RESPEITO DA MATÉRIA OU SE RESPONSABILIZAR PELA MESMA. TEM O CUNHO MERAMENTE INFORMATIVO.
Fonte
STF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − nove =

Especialista

Olá! você têm alguma dúvida?