Secretaria de Estado de Saúde lança Painel Dengue, com atualização semanal e dados por município

Estarão disponíveis dados sobre o número de casos, internações e óbitos, além de perfil dos pacientes

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) lançou, nesta terça-feira (10/1), em evento na nova sede da SES com a presença de secretários municipais de Saúde, o Painel Dengue. A plataforma oferece aos cidadãos e às prefeituras dados sobre a evolução do agravo nos 92 municípios do estado, com atualização semanal. Estão disponíveis informações sobre o número de casos por região e município, internações e óbitos, além de perfil dos pacientes, como faixa etária e sexo.

“Estamos buscando cada vez mais dar acesso à informação e transparência aos dados de saúde para a população. O painel vai garantir que qualquer pessoa possa acompanhar a evolução do cenário epidemiológico em seu município. Precisamos que a população tenha conhecimento para que possa se unir ao poder público no combate à dengue, uma vez que a maior parte dos focos está dentro das residências”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Doutor Luizinho.

Os dados que compõem a plataforma são emitidos pelo Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN) do Ministério da Saúde. A plataforma será atualizada às sextas-feiras e está disponível no site da SES (www.saude.rj.gov.br).

Levantamento da SES mostra que, em 2022, foram registrados 11.400 casos de dengue e 16 óbitos pela doença no estado, contra 2.882 casos e 4 óbitos, em 2021. Em 2019, foram registrados 32.514 casos de dengue. É importante ressaltar que o estado do Rio de Janeiro não passa atualmente por uma epidemia de dengue, mas é preciso agir para evitar um possível aumento exponencial de casos neste verão.

Confira 10 dicas para combater o Aedes:

1 – Não deixe água parada;

2 – Mantenha as calhas limpas;

3 – Não acumule água em vasos de plantas;

4 – Guarde garrafas e baldes virados para baixo;

5 – Coloque telas nos ralos;

6 – Mantenha caixas d’água tapadas;

7 – Guarde pneus em local coberto;

8 – Troque diariamente a água de bebedouros de animais;

9 – Mantenha sacos de lixo bem fechados;

10 – Não deixe acumular água na caixa do ar-condicionado.

Fonte: Governo do Estado do Rio de Janeiro

O NABALANCANF APENAS REPOSTA A NOTÍCIA QUE SE FEZ PÚBLICA SEM TECER QUALQUER COMENTÁRIO A RESPEITO DA MATÉRIA OU SE RESPONSABILIZAR PELA MESMA. TEM O CUNHO MERAMENTE INFORMATIVO.
Via
POR ASCOM
Fonte
J3NEWS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × dois =

Especialista

Olá! você têm alguma dúvida?