Saúde alerta para imunização de crianças menores de cinco anos contra gripe e Covid

Cuidados básicos em casa e manter o calendário vacinal atualizado são boas maneiras de prevenção contra a gripe e outras enfermidades

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) faz um alerta para que pais e responsáveis levem seus filhos, menores de cinco anos de idade (4 anos, 9 meses e 29 dias), para se imunizarem contra o vírus da Influenza (gripe) e SARS-Cov-2, que causa a Covid-19. A preocupação vem em decorrência ao crescimento do número de crianças com infecções respiratórias virais. Cuidados básicos em casa e manter o calendário de imunização atualizado são boas maneiras de prevenção contra essas patologias e outras enfermidades.

De acordo com o superintende da Rede Campos de Saúde Pública, o infectologista Charbell Kury, um estudo feito pelo Ministério da Saúde mostrou que 50% dos casos de internações de crianças nessa faixa etária, por problemas respiratórios, foram 30% por Covid-19 e 20% por Influenza.

O especialista ressalta que a vacinação tem sido amplamente comprovada como a melhor medida preventiva, reduzindo significativamente a incidência e a gravidade das infecções das vias respiratórias, como gripes, resfriados e suas complicações: sinusites, faringoamigdalites, otites e pneumonias, além de prevenir exacerbações das doenças alérgicas respiratórias pré-existentes.

“Nós temos muitos vírus respiratórios respondendo e esses vírus têm vacina. Acontece que a Prefeitura, o Estado e o Ministério (da Saúde) não têm essa responsabilidade sozinha, porque uma criança não sai de casa para se vacinar, ela precisa de um pai, uma mãe ou responsável. Por isso, venho conclamar aos pais para que levem seus filhos para se vacinarem contra a gripe e Covid”, enfatizou o médico.

Outros cuidados básicos como manter a casa bem arejada e higienizada, alimentação adequada, boa hidratação, lavagem nasal e proteger as crianças do frio, são suficientes para manter os pequenos livres desses vírus.

Mãe do pequeno Isaac, de 1 ano, a manicure Daniele Almeida Rangel, 22 anos, sabe muito bem a importância de o filho estar com a vacinação em dia. “Sempre que tem campanha, ou até mesmo fora dela, meu filho está presente, porque se tem doença que pode ser prevenida com a vacina, por que não vacinar?”.

No município, a imunização contra a Influenza para crianças de seis meses a 4 anos, 9 meses e 29 dias, que teve início no último dia 10 de abril, somam 1.599 doses aplicadas. Já de Covid-19 foram aplicadas 3.872 (primeira dose); 1.773 (segunda dose) e 134 (terceira dose).

Fonte: Prefeitura de Campos

O NABALANCANF APENAS REPOSTA A NOTÍCIA QUE SE FEZ PÚBLICA SEM TECER QUALQUER COMENTÁRIO A RESPEITO DA MATÉRIA OU SE RESPONSABILIZAR PELA MESMA. TEM O CUNHO MERAMENTE INFORMATIVO.
Fonte
JORNAL TERCEIRA VIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 5 =

Especialista

Olá! você têm alguma dúvida?