O AZ-proc – aplicativo desenvolvido para facilitar a rotina de trabalho no Poder Judiciário – acaba de incorporar a mais comentada ferramenta do meio tecnológico. O robô multitarefas englobou o ChatGPT , uma aplicação baseada em inteligência artificial que utiliza uma rede neural para gerar respostas a partir de uma grande quantidade de dados previamente treinados.
Para acessar a novidade de dentro do AZ-proc, o servidor realiza um cadastro no sistema e recebe automaticamente créditos para uso experimental, ao findar o limite há uma taxa dos desenvolvedores. “Como o AZ-proc é essencialmente uma aplicação que trabalha com a automatização de texto, incorporar o ChatGPT é algo que, a meu ver, vai agilizar o trabalho no judiciário. Quanto aos créditos, ainda estou dentro do meu limite mas pretendo fazer o pagamento do encargo quando eles acabarem, pois a ferramenta faz a diferença.”, ressalta Ricardo do Valle Dias, técnico de suporte em informática (TSI) da comarca de São Francisco do Sul e idealizador do AZ-proc.
O AZ-proc foi lançado no TJSC em outubro de 2020, e durante toda a trajetória passou por dezenas de versões, como explica o chefe de cartório da 1ª Vara de Araquari, Daniel Henrique Sprotte Lima, que integra a equipe do AZ-Proc desde o início: “Incorporar a ferramenta do ChatGPT quase simultaneamente com o que acontece no mundo é muito significativo e de grande valia para quem usa o Robô. Os magistrados e servidores que utilizarem o recurso terão otimização considerável de trabalho, tanto para obter respostas mais complexas e humanizadas, quanto para resumir e alterar textos de forma mais efetiva. Além disso, o ChatGPT é capaz de responder perguntas, fornecer informações e até mesmo manter diálogos longos e complexos com usuários. É a tecnologia atuando em favor da eficiência”, finaliza.
Imagens: Divulgação/TSI-Comarca de São Francisco
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros – Reg. Prof.: SC00445(JP)