Quinto da OAB no TJ-SC: favoritas dão início à corrida por vaga de desembargadora

Advogadas confirmaram inscrição e estão no páreo

Com o prazo de inscrição até 8 de maio, a vaga do Quinto Constitucional da OAB-SC que está aberta já recebeu as inscrições dos nomes considerados os mais fortes nos bastidores. As advogadas Fernanda Sell e Claudia Bressan oficializaram os registros na última semana. As duas são as favoritas para levar a vaga deixada pela desembargadora Salete Sommariva, que se aposentou no final de 2022.

Jorginho nomeará uma mulher na próxima vaga do Quinto da OAB no TJ-SC

Como a coluna divulgou nos últimos meses, tanto Fernanda como Claudia, além da trajetória da reconhecida atuação na advocacia, contam com apoios políticos de impacto. Desde que ambas confirmaram que pretendem mesmo disputar a vaga, os apoios aumentaram, nos dois lados. Fernanda tem o favoritismo desde o começo das especulações porque advoga para o governador Jorginho Mello (PL) nas disputas eleitorais.

Já Claudia é advogada do deputado estadual e ex-presidente da Alesc, Julio Garcia (PSD). Ela também passou a receber apoios políticos nos bastidores, o que a colocou entre as favoritas para a disputa. Nos próximos passos do edital, se prevê que após o término das inscrições haverá as homologações das candidaturas.

Passado este pazo, ocorre a votação dentro do Conselho Estadual da OAB-SC, onde os conselheiros escolhem 12 nomes entre os inscritos. Estes são levados para votação entre todos os associados, que definem os componentes da Lista Sêxtupla que será analisada pelos desembargadores do TJ-SC. Os magistrados, então, escolhem três para a Lista Tríplice a ser enviada ao governador do Estado.

À coluna, o governador disse, no final de março, que nomeará uma mulher para a vaga, já que a cadeira foi ocupada por uma desembargadora. Mesmo assim, o advogado Zany Estael Leite Junior resolveu se inscrever. Ele já foi juiz eleitoral no TRE-SC e também é considerado um nome forte.

O NABALANCANF APENAS REPOSTA A NOTÍCIA QUE SE FEZ PÚBLICA SEM TECER QUALQUER COMENTÁRIO A RESPEITO DA MATÉRIA OU SE RESPONSABILIZAR PELA MESMA. TEM O CUNHO MERAMENTE INFORMATIVO.
Via
Ânderson SilvaFOTO: Fernanda Sell e Claudia Bressan, favoritas à vaga de desembargadora Reprodução/Redes sociais
Fonte
nsctotal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez − seis =

Especialista

Olá! você têm alguma dúvida?