Profissionais da DS prestam mais de 400 atendimentos em comarcas na Semana da Saúde

A Diretoria de Saúde (DS) do TJSC, em parceria com a Qualirede (empresa conveniada ao SC Saúde), promoveu nas últimas duas semanas ações de norte ao sul do Estado. Durante as visitas às comarcas foram realizados 410 atendimentos a servidores, magistrados e terceirizados. Houve aferição da pressão arterial e da composição corporal, medidas de glicemia, ginástica laboral, orientações ergonômicas e auriculoterapia. A Semana da Saúde celebra o Dia Mundial da Saude (7/4), criado pela Organização Mundial da Saúde, data importante de conscientização sobre o autocuidado em saúde.

O médico William de Oliveira Duailibi que participou de quatro visitas ao lado de uma equipe multiprofissional da DS, composta ainda por uma enfermeira, um psicólogo e um fisioterapeuta, considera que a experiência foi muito produtiva. “Conseguimos atender praticamente o horário inteiro, teve uma boa aderência, uma boa receptividade dos servidores, muitos deles não conheciam a auriculoterapia – uma técnica que ajuda tanto em questões osteomusculares quanto em questões integrativas de saúde mental também -, não conheciam também a bioimpedância e puderam ter uma análise de seu corpo, como está a porcentagem de gordura, músculo, a água no corpo”.

As ações fazem parte de projeto-piloto da DS que pretende orientar os servidores e magistrados atendidos sobre a prevenção das principais causas de afastamento de saúde, levando ao ambiente de trabalho um estímulo ao autocuidado. A proposta vai ao encontro da Pesquisa de Satisfação realizada em 2022 para intensificar as atividades em prol da saúde dos colaboradores do TJSC. A primeira ação da DS foi de grande valia e já há planos para outras, conta Duailibi. “Sabemos que é um atendimento pontual, focal, mas nas comarcas em que fomos, conseguimos diagnosticar casos de hipertensão arterial e diabetes e fizemos diversas orientações com ergonomia e ginástica laboral. É uma ação válida, tanto para a equipe quanto para os servidores”, destaca.

As visitas iniciaram na comarca de Joinville no dia 17 de abril. No dia seguinte foi a comarca de São Bento do Sul que recebeu os profissionais. Servidores e magistrados alteraram a rotina do expediente para fazer os exames disponíveis. Mais de 70% do efetivo da comarca participaram da ação. “Enalteço a iniciativa do Tribunal de Justiça de Santa Catarina ao encaminhar equipe multidisciplinar diligente e prestativa da Diretoria de Saúde, para prestar assistência, fomentar os cuidados relativos à saúde dos servidores e magistrados da comarca de São Bento do Sul. Tais ações do TJSC demonstram claramente a sensibilidade e a preocupação com o bem-estar os integrantes de seu quadro funcional”, destaca a juíza Liliane Midori Yshiba Michels, titular da 2ª Vara da comarca.

Na comarca de Joaçaba, no meio-oeste catarinense, cerca de 30 servidores participaram da atividade proposta, no dia 19 de abril. O foco do encontro foi falar sobre medicina preventiva, com orientações de cuidado com a saúde mental, alimentação e atividades físicas, entre outros assuntos. Oportunidade para questionar e esclarecer dúvidas com os profissionais de saúde. A visita da equipe foi considerada interessante e proveitosa pelos servidores. Assessor da 2ª Vara Cível, André Bussacro diz que valeu o alerta para os perigos do estresse e a importância de manter os hábitos saudáveis. “Em que pese termos conhecimento e saber da necessidade da prática desses hábitos, às vezes, por conta da correria, a gente acaba deixando de lado. Esse reforço e as instruções a mais são fundamentais para manter a saúde, especialmente a mental, tão necessária no desenvolvimento do nosso trabalho”.

No Vale do Itajaí, a comarca de Brusque recebeu a equipe multiprofissional de saúde da DS. A visita ocorreu na tarde do dia 25 de abril, das 13h às 19h. Os atendimentos foram realizados por demanda espontânea no local, sem necessidade de agendamento prévio e foi um sucesso. Diversos servidores se revezaram nas demandas da comarca para fazer parte da ação. As comarcas de Balneário Camboriú, Criciúma, Tubarão, São Miguel do Oeste, Rio do Sul e Chapecó também receberam orientações de saúde. As visitas encerram no dia 28 de abril na comarca de Blumenau. No local, as profissionais da Qualirede atenderam à demanda e conscientizaram os servidores sobre a importância do autocuidado e da necessidade de manter a saúde em dia.

O NABALANCANF APENAS REPOSTA A NOTÍCIA QUE SE FEZ PÚBLICA SEM TECER QUALQUER COMENTÁRIO A RESPEITO DA MATÉRIA OU SE RESPONSABILIZAR PELA MESMA. TEM O CUNHO MERAMENTE INFORMATIVO.
Fonte
TJSC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + doze =

Especialista

Olá! você têm alguma dúvida?