PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO: SERVIDORES DE SÃO GONÇALO PARTICIPAM DO TREINAMENTO DE ESCAPE

Terminal de autoatendimento pega fogo. Imediatamente uma colaboradora treinada aciona o extintor. Ao mesmo tempo, todos os funcionários do Fórum descem as escadas de incêndio e se reúnem na calçada em frente ao prédio. Nenhum ferido.

Esse é o resultado esperado para uma situação real. O treinamento de escape, realizado na última sexta-feira (28/04), no Fórum de São Gonçalo, foi organizado pela Divisão de Prevenção e Combate a Incêndio (DICIN) da Secretaria Geral de Segurança Institucional (SGSEI/TJRJ), que até o fim do ano terá realizado o mesmo procedimento em 20 prédios do Tribunal, na região metropolitana e no interior.

Participaram da ação em São Gonçalo o tenente bombeiro Vander Valim e o sub-tenente bombeiro Manoel Pessoa.

“O treinamento de abandono de escape é importante para salvar vidas e para a preservação do patrimônio do Tribunal. Consiste na saída dos ocupantes do prédio imediatamente no caso de sinistros como ameaça de bomba, ameaça de desabamento ou incêndio”, explicou o sub-tenente Manoel Pessoa.

A colaboradora Maria Auxiliadora Siqueira de Mello se sentiu mais segura depois de participar da ação: “A experiência do treinamento foi muito boa. Eu me sinto mais preparada inclusive para ajudar as pessoas no caso de um incêndio”.

Risco com o microondas

“Há muitas ocorrências no Tribunal com micro-ondas. Se o servidor verificar um superaquecimento ou geração de fumaça deve se afastar do local e só usar o extintor se estiver apto. É importante abandonar o local imediatamente e acionar o Corpo de Bombeiros (193). É preciso ressaltar que o aviso deve ser feito boca a boca nas demais serventias, caso o local que não tenha alarme de incêndio”, destacou Manoel Pessoa.

O secretário-geral do Fórum, Iozias Pereira, acompanhou o treinamento e ressaltou: “As orientações que a DICIN tem dado são de extrema importância, nos preparam para qualquer adversidade. O trabalho dos bombeiros é fundamental para a nossa segurança”.

Orientações

O treinamento de escape é realizado também com o objetivo de reduzir a probabilidade de pânico. Na palestra anterior à simulação, os bombeiros explicam que, uma vez que a fumaça sobe, não é prudente se dirigir aos andares superiores. É preciso usar sempre as escadas de emergência e nunca o elevador. Os bombeiros também orientam que é preciso conhecer o Plano de Emergência do local de trabalho e participar dos exercícios simulados.

Fórum de São Gonçalo

Cento e cinquenta pessoas, entre magistrados, servidores e colaboradores trabalham no Fórum de São Gonçalo, no bairro de Santa Catarina, em oito varas Cíveis, três varas de Família, 1º e 2º Juizados Especiais Cíveis, Central de Cumprimento de Mandados, Núcleo de Primeiro Atendimento, Protocolo Geral e Serviço Social, entre outros setores.

A cidade tem também o Fórum Regional de Alcântara, inaugurado em 2014. Com uma população de aproximadamente 1,1 milhão de pessoas, segundo o IBGE, São Gonçalo é o segundo município mais populoso do estado.

 

 

Departamento de Comunicação Interna

O NABALANCANF APENAS REPOSTA A NOTÍCIA QUE SE FEZ PÚBLICA SEM TECER QUALQUER COMENTÁRIO A RESPEITO DA MATÉRIA OU SE RESPONSABILIZAR PELA MESMA. TEM O CUNHO MERAMENTE INFORMATIVO.
Fonte
TJRJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + dez =

Especialista

Olá! você têm alguma dúvida?