Prefeitura de Campos capacita profissionais para atuação com pessoas refugiadas e migrantes

Atualmente, 78 pessoas de outros países vivem em Campos e estão inscritas no CadÚnico

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social promove nesta quarta-feira (12) uma ação de atendimentos sociais e de saúde para os refugiados e migrantes que atualmente residem no município. A ação também será para a realização de capacitação dos profissionais da base que atuam com esse público. Atualmente, 78 pessoas de outros países vivem em Campos e estão inscritas no CadÚnico. São pessoas de diversas nacionalidades, como colombianos, venezuelanos e argentinos.

O encontro vai acontecer na sede da Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos (antiga Fundação Zumbi dos Palmares), a partir das 10h.

A ação é promovida pela Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos, órgãos vinculados à Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Ministério da Saúde e Cáritas, que é uma confederação de 165 organizações humanitárias da Igreja Católica que atua na defesa de direitos humanos.

A capacitação será destinada aos servidores da Educação, Saúde e Desenvolvimento Humano e Social. Ao mesmo tempo, os imigrantes e refugiados receberão atendimento psicossocial, serão encaminhados para programas sociais e cursos oferecidos pela SIRDH e poderão retirar documentação.

“A ideia, além do atendimento a esse público e também da capacitação, é conseguir atingir as pessoas que estão em Campos e ainda não estão cadastradas no CadÚnico”, explica o secretário da pasta, Rodrigo Carvalho.

Programação completa do encontro:

10:00 às 10:30 – Abertura feita pelo Município
10:30 às 11:00 – Palestra sobre os conceitos de migrantes e refugiados
11:00 às 12:30 – Cáritas participa falando sobre atendimento que será realiza e documentação
12:30 às 13:30 – Pausa para almoço
13:30 às 14:30 – Secretaria Estadual de Saúde sobre saúde dos migrantes
14:30 às 15:00 – Palestra sobre educação
15:00 às 16:00 – Palestras sobre o enfrentamento ao tráfico de pessoas e trabalho escravo

Fonte:Secom/PMCG

O NABALANCANF APENAS REPOSTA A NOTÍCIA QUE SE FEZ PÚBLICA SEM TECER QUALQUER COMENTÁRIO A RESPEITO DA MATÉRIA OU SE RESPONSABILIZAR PELA MESMA. TEM O CUNHO MERAMENTE INFORMATIVO.
Fonte
JORNAL TERCEIRA VIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 1 =

Especialista

Olá! você têm alguma dúvida?