O Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), através de sua Diretoria de Saúde (DS), está mais uma vez engajado em uma importante ação de sensibilização à saúde com a campanha “24h pelo Glaucoma”, promovida pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e Sociedade Brasileira de Glaucoma, e que terá mobilização neste sábado, dia 20 de maio.
A atenção especial ao glaucoma, uma das principais doenças oculares em todo o mundo e que causa cegueira irreversível, é pelo fato de que a maioria dos pacientes não apresenta sintomas e acaba perdendo a visão gradativamente. Por ser uma doença silenciosa, é preciso que a população entenda a necessidade de se consultar com um médico oftalmologista regularmente. A atenção aos exames nessa consulta é o que destaca a médica Graciela Schmidt, diretora de Saúde do PJSC. “Além de avaliar a acuidade visual, o que regularmente se faz, deve-se ir regularmente ao oftalmologista para avaliar o fundo do olho e medir a pressão ocular, que diagnosticam também outros problemas de saúde.”
O objetivo da “24h pelo Glaucoma” é mobilizar especialistas, população e órgãos competentes em torno da conscientização sobre essa questão de saúde pública. A ação da campanha neste ano será no dia 20 de maio de 2023, a partir das 9h, nas redes sociais oficiais do CBO e no site www.24hpeloglaucoma.com.br.
Confira abaixo algumas das principais dúvidas sobre o glaucoma, em material produzido pela CBO.
O que é glaucoma?
O glaucoma é uma doença crônica que atinge o nervo óptico, responsável por conectar o que o olho enxerga com o cérebro, para assim formar a visão. A pressão intraocular elevada lesiona o nervo óptico progressivamente e, infelizmente, não é possível recuperar as partes do nervo que foram afetadas. Por isso, o glaucoma é uma das doenças que mais comprometem a visão humana.
Quais os principais sintomas?
O glaucoma de ângulo fechado geralmente manifesta dores fortes na cabeça e nos olhos, além de vômitos e redução rápida da visão. O glaucoma congênito também ocasiona sintomas em bebês e crianças, principalmente lacrimejamento, dificuldade de tolerar a claridade e perda de brilho na região da íris.
Quais são os tratamentos indicados para o glaucoma?
Infelizmente, o glaucoma é uma doença que não possui cura. Porém, a doença possui tratamentos eficazes, que reduzem os níveis de pressão intraocular e permitem que a pessoa enxergue com qualidade. Entre eles, destacam-se colírios, aplicação de laser e cirurgias.
Responsável: Ângelo Medeiros – Reg. Prof.: SC00445(JP