Parceria com Corinthians viabiliza atividades para crianças e jovens acolhidos

Apoio ao programa Adote um Boa-Noite.

 

Crianças e adolescentes que vivem em casas de acolhimento na cidade de São Paulo participaram, nos últimos dias, de atividades promovidas pelo Sport Club Corinthians Paulista em parceria com o Tribunal de Justiça de São Paulo. As ações estavam relacionadas ao Dia Nacional da Adoção, celebrado em 25/5, com o objetivo de conferir visibilidade à pauta, em especial ao programa Adote um Boa-Noite, do TJSP, voltado para a adoção de crianças e adolescentes com mais de sete anos ou com alguma deficiência. As atividades também tiveram como foco a inclusão social, o estímulo ao esporte e, ainda, a oportunidade de vivenciar momentos de integração e lazer.

Em 25 e 26/5, grupos de aproximadamente 35 jovens por dia participaram de tours guiados em espaços do clube. Na quinta-feira (25), visitaram a Neo Química Arena, em Itaquera, para um passeio pelas instalações: conheceram o espaço com troféus, camisetas e relíquias de torcedores corintianos; o camarote da diretoria; a sala de pré-aquecimento dos jogadores; o vestiário; e o campo. Na sexta-feira (26), foi a vez de uma visita ao Parque São Jorge, no Tatuapé, sede social do clube, onde fica o Museu do Corinthians, o estádio conhecido como “Fazendinha” e as áreas de lazer. Nos dois dias, as crianças também participaram de um lanche. “É interessante conhecer a história do meu time, descobrir fatos curiosos e estar em lugares que só via pela TV”, disse Sara.

Já no domingo (28), foi dia de jogo do Campeonato Brasileiro, contra o Fluminense, na Neo Química Arena. Cerca de 50 jovens acompanharam a partida, que terminou com a vitória do clube paulista por 2×0. Antes do jogo, uma parte dos meninos e meninas esteve no preaquecimento do time para ver de pertinho os jogadores. Ao final, outro grupo teve a oportunidade de conhecer a chamada Zona Mista, área onde os craques concedem entrevista à imprensa e atendem alguns torcedores. “Foi muito legal estar com os jogadores, poder conversar, tirar fotos e pedir autógrafos. Gostei muito de assistir ao jogo, mas ter essa experiência depois da partida foi ainda mais marcante”, disse Cauê.

O Corinthians apoia o programa Adote um Boa-Noite desde o lançamento, em 2017, e já promoveu diversas divulgações e atividades. Além dos jovens do programa, também participam das atividades outras crianças que vivem nas casas de acolhimento. Segundo dados divulgados pelo Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), há 33,9 mil pretendentes cadastrados e cerca de 4,3 mil crianças disponíveis para adoção no país. A discrepância entre estes números se deve ao fato de a maioria dos pretendentes se cadastrarem para adoção de bebês e crianças menores. O Adote um Boa-Noite se destaca na contramão dessas estatísticas. Já promoveu a adoção de 74 jovens e, atualmente, há 35 acolhidos em alguma fase do processo de adoção. Em 2018, o programa foi reconhecido nacionalmente entre as práticas mais inovadoras do Poder Judiciário ao vencer o Prêmio Innovare, o mais renomado na comunidade jurídica do Brasil.

Confira o vídeo com imagens do passeio no Youtube.

 

TJSP na Mídia

Nos últimos dias, o trabalho do Tribunal de Justiça de São Paulo na área de adoção foi destaque na imprensa. A TV Globo exibiu três matérias ao longo da semana. O Fantástico deste domingo (28) preparou uma reportagem especial com histórias de adoção, apresentou o Adote um Boa-Noite e entrevistou três jovens inseridos no programa, que falaram sobre seus gostos, sonhos e sobre o futuro. A edição do Bom Dia São Paulo de 25/5 mostrou os números do cadastro, perfis e regras para a adoção no Brasil. O Jornal Hoje do mesmo dia contou a história de superação e de uma linda família constituída a partir da adoção.

O Adote um Boa-Noite também foi destaque em matéria no site do CNJ e na TV Diário, filiada da TV Globo na região de Mogi das Cruzes. O jornal Folha de S. Paulo, a TV Tem (filiada da Globo na região de Bauru/Marília) e a TV Aparecida também exibiram matérias sobre adoção. As notícias contaram com entrevista do juiz Iberê de Castro Dias, responsável pela área da Infância e Juventude na Corregedoria Geral da Justiça do Estado de São Paulo.

 

Mais fotos no Flickr.

 

 

Comunicação Social TJSP – CA (texto) / PS (fotos) / VV e ND (vídeo)

imprensatj@tjsp.jus.br

O NABALANCANF APENAS REPOSTA A NOTÍCIA QUE SE FEZ PÚBLICA SEM TECER QUALQUER COMENTÁRIO A RESPEITO DA MATÉRIA OU SE RESPONSABILIZAR PELA MESMA. TEM O CUNHO MERAMENTE INFORMATIVO.
Fonte
TJSP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 7 =

Especialista

Olá! você têm alguma dúvida?