Ouvidoria: índice geral de satisfação chega a mais de 80% em novembro

Ao todo, 2.127 demandas foram processadas para atendimento no mês passado

O relatório de novembro de 2023 da Ouvidoria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revela que 2.127 demandas foram processadas para atendimento. Segundo o documento, o índice geral de satisfação alcançou expressivos 81,37% dos resultados recebidos.

As informações do setor são geradas a partir do Sistema de Atendimento ao Cidadão (SAC), sistema de atendimento telefônico, e-mails e procedimentos instaurados no sistema SEI. Todos esses dados possibilitam o mapeamento das demandas recebidas e tratadas pela unidade.

De acordo com o documento, do número total de demandas em novembro, 64 foram encaminhadas para as áreas técnicas, o que corresponde a 3,02% dos atendimentos no mês. As demais, que totalizaram 2.053 relatos, foram respondidas pela própria equipe da Ouvidoria do Tribunal.

Em outubro, o Tribunal deu um passo importante para aprimorar o atendimento feito pela Ouvidoria. Naquele mês, foi implementada a integração entre o Sistema de Atendimento ao Cidadão (SAC) e o Service Desk, da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), mais conhecido como GSTI. Essa integração busca aprimorar o suporte e o atendimento a cidadãs e cidadãos, simplificando e agilizando o processo de resolução de problemas e dúvidas relacionadas à tecnologia.

Temas de destaque

As principais demandas registradas em novembro versaram sobre os seguintes assuntos: informações sobre o título de eleitor, acesso à informação e denúncias. As demandas relativas aos temas mais requisitados foram, respectivamente: 943, 709 e 234.

Itens líderes em respostas 

Quanto aos temas, “Título eleitoral” foi, novamente, o líder entre as demandas respondidas no mês passado. Sobre o assunto, a Ouvidoria forneceu 605 respostas, o que corresponde a 28,95% do total. “Certidão de quitação eleitoral” ficou em segundo lugar, com 328 respostas (15,69%), seguida pelas “Demandas de outras instituições”, com 305 (14,59%).

Origem das solicitações

O estado de São Paulo liderou o número de demandas protocoladas, com 560, seguido pelo Rio de Janeiro, com 222. Em novembro, o Distrito Federal ficou em terceiro lugar quanto à origem dos pedidos, com 204.

Lei de Acesso à Informação (LAI)

A Ouvidoria do TSE recebeu e concluiu, no mês de novembro, 727 demandas registradas no Sistema de Informações ao Cidadão (SIC). Destas, 13 foram indeferidas.

Integração SAC e Service Desk

Com a ferramenta de integração do Sistema de Atendimento ao Cidadão (SAC) e o Service Desk é possível encaminhar as demandas de suporte técnico diretamente à Seção de Serviços de Tecnologia da Informação e Service Desk (SESERV), sem a necessidade de solicitar que a pessoa realize o registro naquele canal. Em novembro, 26 demandas foram direcionadas ao GSTI para processamento.

IA/EM

 

O NABALANCANF APENAS REPOSTA A NOTÍCIA QUE SE FEZ PÚBLICA SEM TECER QUALQUER COMENTÁRIO A RESPEITO DA MATÉRIA OU SE RESPONSABILIZAR PELA MESMA. TEM O CUNHO MERAMENTE INFORMATIVO.
Fonte
TSE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − 16 =

Especialista

Olá! você têm alguma dúvida?