OAB-MA divulga nova lista de candidatos a vaga de desembargador pelo Quinto Constitucional; veja nomes

Ao todo, foram escolhidos seis homens e seis mulheres; eles passarão por sabatina.

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Maranhão (OAB-MA) divulgou, no fim da tarde desta terça-feira (16), o resultado da votação para a escolha dos 12 integrantes da lista que seguirá na disputa por uma vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), pelo Quinto Constitucional.

Ao todo, foram escolhidos seis homens e seis mulheres, em votação a cargo da OAB-MA, realizada ao longo desta terça.

 

Erro na primeira votação

 

O primeiro pleito, que foi anulado há duas semanas, havia sido realizado pela plataforma ElejaOnline, o que gerou diversos questionamentos da classe. Um deles foi levado à Justiça Federal e culminou na suspensão liminar do procedimento.

Segundo a OAB-MA, no entanto, o erro na votação é referente ao que foi detectado a partir de uma ação de autoria do advogado e candidato ao Quinto Constitucional, Márcio Almeida, que ficou no 23º lugar no primeiro pleito.

No dia da votação, advogados inadimplentes e que quitaram suas dívidas após a publicação do edital teriam conseguido votar, o que é proibido.

 

Nova eleição

 

Na eleição realizada nesta terça, os advogados escolheram os candidatos de forma 100% on-line, por meio de um token de certificação digital. Foram escolhidos 12 candidatos. A nova votação foi conduzida pela Universidade Federal de Santa Cantarina (UFSC), por meio do sistema Helios. Essa é a mesma plataforma é utilizada para eleição do Ministério Público Federal e da OAB-SC.

A lista com os nomes será encaminhada ao Conselho Seccional que encaminhará ao Tribunal de Justiça uma lista ainda mais reduzida, com seis nomes. Desse total, três nomes serão encaminhados do TJ-MA ao Palácio dos Leões para que o governador defina um nome para assumir a vaga de desembargador.

 

Paridade de gênero

 

Para garantir paridade de gênero, na primeira etapa são escolhidos seis homens e seis mulheres que passam por uma sabatina. Veja a nova lista:

 

Mulheres

 

 

  • Ana Brandão, 3.183 votos
  • Lorena Saboya, 2.820 votos
  • Anna Graziella, 2.681 votos
  • Valéria Lauande, 2.101 votos
  • Josineile Pedroza, 1.942 votos
  • Alessandra Belfort, 1.746 votos

 

 

Homens

 

 

  • Flávio Costa, 3.165 votos
  • Gustavo Vilas Boas, 2.588 votos
  • Gabriel Ahid Costa, 2.354 votos
  • Diego Menzes Soares, 1.940 votos
  • Hugo Passos, 1.779 votos
  • Gustavo Sauaia, 1.628 votos

 

O NABALANCANF APENAS REPOSTA A NOTÍCIA QUE SE FEZ PÚBLICA SEM TECER QUALQUER COMENTÁRIO A RESPEITO DA MATÉRIA OU SE RESPONSABILIZAR PELA MESMA. TEM O CUNHO MERAMENTE INFORMATIVO.
Via
Por g1 MA — São LuísSede da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão (OAB-MA), em São Luís. — Foto: Divulgação/OAB-MA
Fonte
G1.GLOBO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − 1 =

Especialista

Olá! você têm alguma dúvida?