O recado de Marco Aurélio Mello para Cristiano Zanin

Ex-ministro do Supremo Tribunal Federal se manifestou

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, publicada nesta sexta-feira, 2, o ex-ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), “mandou um recado” para Cristiano Zanin, advogado do presidente Lula. Segundo Mello, a única restrição que Zanin vai enfrentar na Corte é a leva de processos da Operação Lava Jato dos quais participou como defesa de Lula.

“O impedimento diz respeito àqueles processos em que ele participou”, disse Marco Aurélio, sobre Cristiano Zanin. “Chegando ao STF ele não poderá atuar, porque já o fez como advogado. É o impedimento legal, que está no Código de Processo Civil. O momento de agradecer a indicação antecede a colocação da capa de magistrado sobre os ombros. Por isso, o cargo é vitalício. Ser juiz é opção de vida.”

Lula
Zanin defendeu Lula na Lava Jato | Foto: Divulgação/Ricardo Stuckert

Interpelado sobre a possibilidade de Cristiano Zanin se deparar com um processo que atinja Lula, Marco Aurélio rememorou o raciocínio que teve quando o ex-presidente Fernando Collor, que o indicou ao STF, foi julgado na Corte. “Saí dos processos por uma questão simplesmente ética e de foro íntimo”, observou. “Se eu votasse a favor dele, iam dizer que eu estaria agradecendo com a capa. Se votasse contra, diriam que estaria sendo mais realista que o rei, demonstrar simplesmente independência.”

 

O NABALANCANF APENAS REPOSTA A NOTÍCIA QUE SE FEZ PÚBLICA SEM TECER QUALQUER COMENTÁRIO A RESPEITO DA MATÉRIA OU SE RESPONSABILIZAR PELA MESMA. TEM O CUNHO MERAMENTE INFORMATIVO.
Via
REDAÇÃO OESTEInterpelado sobre a possibilidade de Zanin se deparar com um processo que atinja Lula, Marco Aurélio rememorou o raciocínio que teve quando o ex-presidente Fernando Collor, que o indicou ao STF, foi julgado na Corte | Foto: Foto: José Cruz/Agência Brasil
Fonte
REVISTAOESTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − dezoito =

Especialista

Olá! você têm alguma dúvida?