O que se sabe e o que falta saber sobre grávida e filhos resgatados de cárcere privado no RJ

Vítimas foram encontradas em uma casa no bairro Santa Clara, em São Francisco de Itabapoana, no Dia Internacional da Mulher. Segundo a polícia, a mulher tem 30 anos e vivia com o autor do crime desde que tinha 12 anos.

Uma mulher grávida de sete meses e seus três filhos menores de idade foram resgatados de cárcere privado em uma casa no bairro Santa Clara, em São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, na quarta-feira (8).

O homem, que mantinha os quatro em cárcere, foi preso em flagrante.

g1 preparou um material com as principais informações sobre o caso. Veja abaixo tudo o que já foi esclarecido:

  1. Quando as vítimas foram encontradas?
  2. Como elas estavam?
  3. Há quanto tempo a mulher tinha relação com o homem?
  4. O que foi encontrado na casa?
  5. Por quais crimes o homem vai responder?
  6. Qual suporte as vítimas estão recebendo?

1. Quando as vítimas foram encontradas?

 

A mulher de 30 anos, que está grávida de 7 meses, foi encontrada junto com os três filhos dela em uma casa no bairro Santa Clara, em São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense.

resgate ocorreu no Dia Internacional da Mulher, data que ressalta a importância da luta por direitos e igualdade de gênero, bem como a urgência em combater a violência contra as mulheres.

A Polícia Civil recebeu denúncias informando sobre a situação e representou à Justiça pela busca domiciliar e localizou as vítimas.

As crianças são filhas do agressor e da mulher. Os filhos têm 7, 9 e 13 anos.

2. Como elas estavam?

 

A polícia informou que a mulher sofria constantes agressões e ameaças do homem. A mulher foi encontrada com diversos hematomas pelo corpo.

A Polícia Civil não informou a situação que as crianças estavam, nem em qual situação elas eram mantidas no cárcere, se tinham acesso à comida, por exemplo.

3. Há quanto tempo a mulher tinha relação com o homem?

 

De acordo com a polícia, a mulher, de 30 anos, estava com o homem há pelo menos 18 anos. Ela estava em um relacionamento com o homem desde que ela tinha 12 anos.

A polícia não informou a idade do homem preso.

Para preservar a identidade das vítimas menores de idade, a polícia também não divulgou o nome completo do homem, apenas as iniciais J.E.S.F.

4. O que foi encontrado na casa?

Armas apreendidas em casa onde mulher grávida e três crianças foram resgatadas de cárcere privado em São Francisco de Itabapoana, no RJ — Foto: Divulgação/Polícia Civil

O resgate foi realizado por policiais civis da 147ª DP e policiais militares. Segundo a polícia, o homem “possuía um arsenal em casa” e ameaçava testemunhas. Entre as armas apreendidas estão:

  • 1 pistola;
  • 20 munições calibre .380;
  • 4 estojos deflagrados calibre .380;
  • 1 facão;
  • 1 canivete;
  • 3 rádios de comunicação;
  • 1 espingarda e três celulares.

 

5. Por quais crimes o homem vai responder?

 

Ele responderá por cárcere privado qualificado e também pelos crimes de lesão corporal e ameaça, no contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher.

g1 perguntou à Polícia Civil a idade que o homem tinha quando começou a se relacionar com a mulher, quando ela tinha 12 anos, e se o homem também poderia responder por estupro de vulnerável. Mas até a última atualização desta reportagem não teve retorno.

6. Qual suporte as vítimas estão recebendo?

 

As polícias Civil e Militar não divulgaram os nomes das vítimas mas, diante da ocorrência, o g1 entrou em contato com a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana para saber se alguma ação de apoio às vítimas está sendo realizada.

O município informou que a Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, já solicitou à Polícia Civil o contato ou a forma de localizar as vítimas para fazer a busca ativa da família, a fim de avaliar a situação e tomar as providências de assistência que se fizerem necessárias.

O NABALANCANF APENAS REPOSTA A NOTÍCIA QUE SE FEZ PÚBLICA SEM TECER QUALQUER COMENTÁRIO A RESPEITO DA MATÉRIA OU SE RESPONSABILIZAR PELA MESMA. TEM O CUNHO MERAMENTE INFORMATIVO.
Via
Por Rodrigo Marinho e Larissa Vilarinho, g1 — Norte Fluminense
Fonte
G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 3 =

Especialista

Olá! você têm alguma dúvida?