Uma mulher grávida de sete meses e seus três filhos menores de idade foram resgatados de cárcere privado em uma casa no bairro Santa Clara, em São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, na quarta-feira (8).
O homem, que mantinha os quatro em cárcere, foi preso em flagrante.
O g1 preparou um material com as principais informações sobre o caso. Veja abaixo tudo o que já foi esclarecido:
- Quando as vítimas foram encontradas?
- Como elas estavam?
- Há quanto tempo a mulher tinha relação com o homem?
- O que foi encontrado na casa?
- Por quais crimes o homem vai responder?
- Qual suporte as vítimas estão recebendo?
1. Quando as vítimas foram encontradas?
A mulher de 30 anos, que está grávida de 7 meses, foi encontrada junto com os três filhos dela em uma casa no bairro Santa Clara, em São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense.
O resgate ocorreu no Dia Internacional da Mulher, data que ressalta a importância da luta por direitos e igualdade de gênero, bem como a urgência em combater a violência contra as mulheres.
A Polícia Civil recebeu denúncias informando sobre a situação e representou à Justiça pela busca domiciliar e localizou as vítimas.
As crianças são filhas do agressor e da mulher. Os filhos têm 7, 9 e 13 anos.
2. Como elas estavam?
A polícia informou que a mulher sofria constantes agressões e ameaças do homem. A mulher foi encontrada com diversos hematomas pelo corpo.
A Polícia Civil não informou a situação que as crianças estavam, nem em qual situação elas eram mantidas no cárcere, se tinham acesso à comida, por exemplo.
3. Há quanto tempo a mulher tinha relação com o homem?
De acordo com a polícia, a mulher, de 30 anos, estava com o homem há pelo menos 18 anos. Ela estava em um relacionamento com o homem desde que ela tinha 12 anos.
A polícia não informou a idade do homem preso.
Para preservar a identidade das vítimas menores de idade, a polícia também não divulgou o nome completo do homem, apenas as iniciais J.E.S.F.
4. O que foi encontrado na casa?
O resgate foi realizado por policiais civis da 147ª DP e policiais militares. Segundo a polícia, o homem “possuía um arsenal em casa” e ameaçava testemunhas. Entre as armas apreendidas estão:
- 1 pistola;
- 20 munições calibre .380;
- 4 estojos deflagrados calibre .380;
- 1 facão;
- 1 canivete;
- 3 rádios de comunicação;
- 1 espingarda e três celulares.
5. Por quais crimes o homem vai responder?
Ele responderá por cárcere privado qualificado e também pelos crimes de lesão corporal e ameaça, no contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher.
O g1 perguntou à Polícia Civil a idade que o homem tinha quando começou a se relacionar com a mulher, quando ela tinha 12 anos, e se o homem também poderia responder por estupro de vulnerável. Mas até a última atualização desta reportagem não teve retorno.
6. Qual suporte as vítimas estão recebendo?
As polícias Civil e Militar não divulgaram os nomes das vítimas mas, diante da ocorrência, o g1 entrou em contato com a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana para saber se alguma ação de apoio às vítimas está sendo realizada.
O município informou que a Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, já solicitou à Polícia Civil o contato ou a forma de localizar as vítimas para fazer a busca ativa da família, a fim de avaliar a situação e tomar as providências de assistência que se fizerem necessárias.