As fortes chuvas que atingiram o Noroeste Fluminense causaram o transbordamento do rio Itabapoana. A cidade mais afetada foi Bom Jesus do Itabapoana, que teve vários pontos de inundação. A última medição divulgada pela Defesa Civil de Bom Jesus, na manhã desta quarta-feira (25), marcava 5,30m. A cota de transbordo é de 3,10m.
A Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Itabapoana afirma que está, desde a noite de terça-feira (24), dando assistência às famílias atingidas pela cheia.
Ainda de acordo com o município, equipes das secretarias municipais de Segurança Pública e Defesa Civil; Assistência Social e Habitação; Obras, Transportes e Serviços Públicos; e Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos começaram a percorrer as áreas alagadas e constataram que havia várias casas com risco de inundação. Pessoas pessoas e seus pertences foram retirados.
A secretaria municipal de Assistência Social e Habitação de Bom Jesus do Itabapoana está prestando auxílio a oito famílias atingidas. As 35 pessoas, adultos, adolescentes e crianças, estão abrigadas em duas escolas municipais.
Na Escola Municipal Nair Fassbender, foram acolhidas 17 pessoas de três famílias diferentes. Cada uma foi instalada em uma sala de aula distinta. Entre elas estão nove crianças, um adolescente e sete adultos. Já na Escola Sebastião Pimentel Marques, estão abrigadas 18 pessoas de cinco famílias: nove crianças, um idoso, seis adultos, sendo duas gestantes.
A Defesa Civil de Bom Jesus do Itabapoana pede a todos para ficarem atentos e, em caso de necessidade, acionar o serviço pelo telefone (22) 3831-1403.
Itaperuna em alerta
A secretaria municipal de Defesa Civil de Itaperuna informou que, após as chuvas que ocorreram no município nos últimos dias, concomitante com as chuvas em toda Bacia Hidrográfica dos rios Muriaé e Carangola, o rio rio Muriaé atingiu a cota de transbordo na cidade durante esta madrugada. Medição feita às 9h15 desta quarta foi de 4,34cm.
Choveu 61,8 mm nas últimas 48 horas. Trecho da avenida Francisco Sá Tinoco (Beira-Rio) já foi atingido pelas águas, mas até a última atualização desta reportagem, não havia sido necessário fechar o trânsito na via. Ainda de acordo com a Defesa Civil, não houve nenhum chamado para vistoria. O órgão, porém, afirma que segue atento e promove trabalho de monitoramento.
Há previsão do nível do rio subir ainda mais no município. Com isso, a Defesa Civil pede atenção à população ribeirinha.
Confira a galeria de fotos de Bom Jesus do Itabapoana