Na busca por solução consensual, Cejusc de Blumenau celebra novos índices de sucesso

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Blumenau atingiu um percentual de 100% de acordo nos casos pré-processuais no mês de abril deste ano. Os resultados foram impressionantes também nas audiências de mediação familiar, com êxito em 71,7% das audiências realizadas. A secretária do Cejusc de Blumenau, Bruna Emanuelle Anunziato Guerra, destaca a importância do trabalho realizado na unidade, reinaugurada em 2018 e que tem garantido uma gradativa assimilação da cultura da paz na sociedade.

“Por mais irrisórias que possam parecer as estatísticas, dentro de um olhar meramente numérico, são processos (ou não, nos casos pré-processuais) que abrem espaço para outros serem julgados com mais celeridade, mas acima de tudo, são oportunidades únicas que as partes têm de serem atendidas em um ambiente acolhedor, seguro e sigiloso, ainda que de forma virtual, por profissionais habilitados (todos possuem formação pela Academia Judicial, com certificado reconhecido pelo CNJ) e aptos a ouvir os anseios das pessoas e os  auxiliar na busca por uma solução consensual”, cita a servidora.

Destaca-se que das 15 audiências pré-processuais realizadas em março deste ano, houve acordo em nove delas. Nas de mediação judicializadas, em 38 das 54 efetuadas a demanda foi resolvida com sucesso entre os envolvidos. Já nas de conciliação em processos judicializados, o índice de sucesso foi de 27,78%, pois das 96 audiências realizadas, 25 findaram em acordo entre as partes.

Além da pauta privativa, em audiências pré-processuais, o Cejusc de Blumenau atende demandas encaminhadas pela 1ª, 2ª, 3ª e 5ª Varas Cíveis, 1ª e 2ª  Varas da Família, Vara Bancária e Juizado Especial Cível da comarca de Blumenau. Atualmente 12 mediadores e uma conciliadora atuam no local.

O Cejusc de Blumenau é coordenado pelo juiz Emanuel Schenkel do Amaral e Silva, juiz titular da 2ª Vara da Fazenda Pública e Vara de Execuções Fiscais da comarca de Blumenau. Qualquer pessoa pode procurar o CEJUSC para tentar resolver um conflito na esfera cível antes de ajuizar uma ação. Basta entrar em contato com a Secretaria do CEJUSC, através do WhatsApp 47 3321-7248, ou do e-mail blumenau.cejusc@tjsc.jus.br, preferencialmente acompanhada de um advogado, para receber todas as informações necessárias. O Cejusc Blumenau também está presente nas redes sociais, no Instagram em @cejuscblumenau.

Imagens: Divulgação/Comarca de Blumenau
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros – Reg. Prof.: SC00445(JP)
O NABALANCANF APENAS REPOSTA A NOTÍCIA QUE SE FEZ PÚBLICA SEM TECER QUALQUER COMENTÁRIO A RESPEITO DA MATÉRIA OU SE RESPONSABILIZAR PELA MESMA. TEM O CUNHO MERAMENTE INFORMATIVO.
Fonte
TJSC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze + dezenove =

Especialista

Olá! você têm alguma dúvida?