Município inaugura nova Residência Terapêutica

Publicada em: 13 de Fevereiro de 2023 – 17h13Por: Departamento de Jornalismo – ASCOM

Na próxima quarta-feira, 15 de fevereiro, às 17h, a Prefeitura de Rio das Ostras inaugura uma nova Residência Terapêutica (RT). A Unidade, da Secretaria de Saúde, é a segunda RT instalada no Município e serve de lar aos pacientes com transtornos mentais graves que passaram longos períodos em instituições e perderam seus vínculos familiares. A nova RT fica na Rua Gilberto Carregal, 122, em Costazul.

As Residências Terapêuticas têm papel central no processo de desospitalização e de reinserção social dos pacientes. Ainda que seja um dos dispositivos do Programa Municipal de Saúde Mental, a RT funciona como um lar, onde os moradores recebem cuidados intensivos, acompanhados permanentemente por cuidadores e técnicos de Saúde.

A nova Unidade vem ampliar a Rede de Atenção Psicossocial – RAPS do Município e contribuir para o atendimento humanizado aos pacientes. A inciativa mostra ainda o alinhamento das políticas públicas municipais com a Reforma Psiquiátrica, que preconiza o cuidado em liberdade, tendo por princípio base a territorialização e descentralização integral do cuidado em Saúde.

O NABALANCANF APENAS REPOSTA A NOTÍCIA QUE SE FEZ PÚBLICA SEM TECER QUALQUER COMENTÁRIO A RESPEITO DA MATÉRIA OU SE RESPONSABILIZAR PELA MESMA. TEM O CUNHO MERAMENTE INFORMATIVO.
Via
Foto: Allexandre CostaDescrição da fotoÚltimos detalhes já foram finalizados na Unidade, que serve de lar a pacientes que perderam vínculos familiares
Fonte
riodasostras.rj.gov

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − onze =

Especialista

Olá! você têm alguma dúvida?