Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-PR promove inclusão para facilitar exercício do voto

Com van adaptada, serviços eleitorais são levados a hospitais, comunidades indígenas e quilombolas, além de locais de difícil acesso

O Programa Cidadania Plena, de iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), foi incluído no Portal CNJ de Boas Práticas no Eixo Justiça e Cidadania. A iniciativa do Regional incentiva o exercício do voto por pessoas idosas, hospitalizadas ou com mobilidade reduzida, quilombolas e comunidades indígenas. Para garantir esse direito, previsto na Constituição Federal, locais de votação são instalados onde esses cidadãos e cidadãs se encontram.

Justiça Eleitoral

Em 2023, o Programa Cidadania Plena atendeu cerca de 3,5 mil eleitoras e eleitores em nove municípios do Paraná.

Van adaptada

O Projeto Cidadania Plena tem uma van adaptada com dois guichês de atendimento. A estrutura totalmente autônoma leva os serviços eleitorais a hospitais, a instituições de longa permanência, a comunidades indígenas e quilombolas e a outros locais de difícil acesso.

Programa Cidadania Plena - TRE PR - 17.01.2024
Presidente do TRE-PR conversa com eleitores durante a ação – Foto: TRE-PR

“A van adaptada é uma mensagem clara de que a democracia deve estar ao alcance de todas as pessoas”, afirmou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura.

DG/MSM, com informações da Assistência de Jornalismo do TRE-PR

O NABALANCANF APENAS REPOSTA A NOTÍCIA QUE SE FEZ PÚBLICA SEM TECER QUALQUER COMENTÁRIO A RESPEITO DA MATÉRIA OU SE RESPONSABILIZAR PELA MESMA. TEM O CUNHO MERAMENTE INFORMATIVO.
Fonte
TSE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − 5 =

Especialista

Olá! você têm alguma dúvida?