Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE do Pará lança chatbot para auxiliar eleitorado

Assistente virtual oferece, via WhatsApp, informações sobre serviços ofertados pelo Tribunal

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) lançou uma ferramenta que vai ajudar as eleitoras e os eleitores a tirar as principais dúvidas sobre a regularização eleitoral e os demais serviços ofertados pela Justiça Eleitoral à população. É a Bertha, a assistente virtual da Justiça Eleitoral paraense.

O nome é inspirado na zoóloga, educadora e ativista feminista Bertha Lutz, que se destacou na luta pela aprovação da legislação que garantiu às mulheres o direito de votar e de serem votadas.

Para contar com a ajuda da Bertha, é preciso incluir o número (91) 3346-8000 na lista de contatos do WhatsApp e enviar uma mensagem simples. A assistente, então, informa uma lista com as principais opções de serviços buscados, como informações sobre título eleitoral, emissão de certidões, filiação e desfiliação partidária, acessibilidade, urna eletrônica e segurança do processo eleitoral.

JE pelo Brasil -Pará _2 - 29.01.2024

Caso a informação que a eleitora ou eleitora procura não apareça entre as opções mostradas na conversa, existe a possibilidade de falar com um atendente por telefone. Vale lembrar que, desde 2022, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) utiliza o serviço de chatbot como tira-dúvidas e também como ferramenta para facilitar a identificação de notícias falsas divulgadas na internet.

Rapidez

De acordo com a diretora-geral do TRE do Pará, Nathalie Castro, a assistente virtual torna o atendimento mais ágil. “A Bertha poderá responder e interagir com os usuários durante as 24 horas do dia, nos sete dias da semana”, explica.

Mesmo com a criação da Bertha, o Disque Eleitor – canal de atendimento telefônico do Regional paraense – também continua funcionando pelo número 148, por meio de ligação. “O 148 é um serviço para que o eleitor possa tirar as dúvidas sobre o título, os locais de atendimento e outras informações eleitorais”, explica o assessor da Ouvidoria Judicial Eleitoral, Rodrigo Valdez.

O número atende todo o estado do Pará, recebe ligações a cobrar e funciona, em dias úteis, das 8h às 14h.

Justiça Eleitoral

DG/MSM, DM com informações da Assessoria de Comunicação do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA)

 

O NABALANCANF APENAS REPOSTA A NOTÍCIA QUE SE FEZ PÚBLICA SEM TECER QUALQUER COMENTÁRIO A RESPEITO DA MATÉRIA OU SE RESPONSABILIZAR PELA MESMA. TEM O CUNHO MERAMENTE INFORMATIVO.
Fonte
TSE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + onze =

Especialista

Olá! você têm alguma dúvida?