Janeiro Branco estimula reflexão sobre saúde mental

Foco no bem-estar da população. 

 

O Janeiro Branco é uma campanha que busca conscientizar sobre a importância do cuidado com a saúde mental, criando espaço para reflexão e diálogo sobre temas como ansiedade, depressão, pânico, transtornos de humor, esquizofrenia e transtorno bipolar.
Essas condições podem ter causas multifatoriais, como genética, estresse, abuso de substâncias e traumas. A ação pretende estimular a prevenção, a identificação precoce de problemas emocionais e a promoção de um ambiente mais acolhedor para aqueles que enfrentam dificuldades nesse aspecto. 

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas no mundo, com 9,3% da população. Além disso, uma em cada quatro pessoas no país sofrerá com algum transtorno mental ao longo da vida.
A depressão também é um problema grave no Brasil. A prevalência ao longo da vida é de 15,5%, o que significa que mais de 18 milhões de brasileiros sofrem com a doença, principal causa de incapacidade no mundo e que pode levar a sérios problemas de saúde física e mental. 

Relatório da OMS divulgado em 2022 aponta que 53 milhões de pessoas desenvolveram depressão e 76 milhões tiveram ansiedade no primeiro ano da crise sanitária de Covid-19 em todo mundo. 

 

Sintomas 

É importante estar atento aos sinais de alerta que podem indicar um problema de saúde mental. Entre eles estão:

  

  • Comportamento autodepreciativo;
  •   Insônia ou sono irregular;
  •   Queda nos níveis de energia;
  •   Alterações incomuns no apetite;
  •   Mudanças repentinas de humor;
  •   Perda de interesse por atividades;
  •   Incapacidade de cumprir obrigações;
  •   Raciocínio lento e perda de concentração.

 

Prevenção 

A prática de hábitos saudáveis, como atividade física, alimentação equilibrada, hidratação e sono de qualidade, contribui para a melhora da saúde mental. Também é importante buscar ajuda profissional. 

 

Procure ajuda 

O Tribunal de Justiça de São Paulo oferece a servidores e magistrados de todas as unidades do Estado um serviço psicossocial clínico. O objetivo é oferecer acolhimento e cuidado para prevenção e promoção da saúde mental. Os atendimentos são realizados tanto de forma presencial quanto remota, com agendamentos por e-mail. Os endereços eletrônicos e telefones para cada região estão disponíveis neste link. O atendimento gratuito a toda população está disponível nas Unidades Básicas de Saúde. 

 

Comunicação Social TJSP – GC (texto) / LF (arte)
imprensatj@tjsp.jus.br

 

O NABALANCANF APENAS REPOSTA A NOTÍCIA QUE SE FEZ PÚBLICA SEM TECER QUALQUER COMENTÁRIO A RESPEITO DA MATÉRIA OU SE RESPONSABILIZAR PELA MESMA. TEM O CUNHO MERAMENTE INFORMATIVO.
Fonte
TJSP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × cinco =

Especialista

Olá! você têm alguma dúvida?