A Academia Judicial (AJ) do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) está com inscrições abertas para o curso Inclusão da Pessoa com Autismo no PJSC: conhecimentos básicos, que acontecerá de 24 de junho a 21 de julho de 2024, em modalidade virtual (acesso conforme a disponibilidade e conveniência do aluno). A carga do curso é de 26 horas-aula.
As inscrições devem ser efetuadas na página da AJ até 20 de junho. Magistrados, servidores (efetivos e comissionados), estagiários, residentes jurídicos, voluntários e colaboradores do PJSC podem participar.
Conteúdo Programático
Unidade 1 – Introdução
1.1. O que é deficiência
1.2. Terminologias: pessoa com deficiência (esclarecimentos sobre as nomenclaturas em desuso e a nomenclatura atual)
1.3. Principais tipos de deficiência: física, auditiva, visual, autismo, intelectual, mental, surdocegueira e múltipla deficiência
1.4. Deficiências não visíveis
1.5. Barreiras: o que são, quais são os tipos e como são caracterizadas
1.6. Importância e benefícios da inclusão: para o local de trabalho, colegas, pessoas com deficiência e sociedade
1.7. Ações afirmativas: o que são, quais as suas finalidades e por que ainda são necessárias?
1.8. Leitura complementar
Unidade 2 – Legislação
2.1. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e Lei Brasileira de Inclusão: origem, conceitos, importância e aplicabilidade
2.2. Acessibilidade e Inclusão no PJSC: Resolução CNJ n. 401, de 16 de junho de 2021; Resolução GP n. 43 de 2022; Programa Integra; Secretaria de Acessibilidade e Inclusão
2.3. Leitura complementar
Unidade 3 – Neurodiversidade
3.1. Significado
3.2. Diferença entre neurotípico e neurodivergente
3.3. Importância
3.4. Quais pessoas são consideradas neurodivergentes e suas principais características
3.5. Por que assumir que somos diferentes contribui com desenvolvimento de todos
3.6. Importância da diversidade e inclusão no cotidiano de trabalho
3.7. Leitura complementar
Unidade 4 – Neurodiversidade e Autismo
4.1. Autismo: conceito, Transtorno do Espectro Autista, principais características, níveis de suporte
4.2. Simbologia atual referente à pessoa autista
4.3. Leitura complementar
Unidade 5 – Autismo na Perspectiva da Neurodiversidade
5.1. Transtorno do Espectro Autista: conceito, por que “espectro”, principais características, níveis de suporte
5.2. Deficiência intelectual e autismo: qual a diferença?
5.3. Leitura complementar
Unidade 6 – Autismo e o Ambiente Profissional
6.1. A importância de pertencer
6.2. Principais necessidades, barreiras mais evidentes, como proporcionar acessibilidade, como favorecer a inclusão
6.3. Desafios e potencialidades nas relações de/com o trabalho
6.4. Formas apropriadas de assistência e apoio
6.5. Ações que podem dificultar ou contribuir para o cotidiano de trabalho
6.6. Papel das equipes, dos gestores e da instituição
6.7. Leitura complementar
Unidade 7 – Autismo e Capacitismo
7.1. O que é capacitismo?
7.2. Desafios e obstáculos para a participação ativa das pessoas autistas nos mais diversos âmbitos sociais, econômicos, políticos e culturais
7.3. Como podemos contribuir para uma cultura de inclusão das pessoas no Transtorno do Espectro Autista
7.4. Leitura complementar
Unidade 8 – A Contribuição dos Dispositivos Legais
8.1. Relatos de situações do cotidiano: experiências não exitosas e exitosas
8.2. Leitura complementar
Unidade 9 – Síntese e Conclusão
9.1. O papel individual e coletivo, pessoal, profissional e institucional, para uma sociedade mais inclusiva e justa
9.2. Atribuições e contribuições da Secretaria de Acessibilidade e Inclusão para a cultura inclusiva no PJSC e, consequentemente, para a sociedade
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa
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