Grupamento Ambiental já resgatou mais de 450 gambás este ano em Campos

Gerente ambiental do GAM, Ralph Xavier, orienta sobre a importância do animal e alerta para a importância do resgate seguro dos gambás

Através do Grupamento Ambiental (GAM), da Guarda Civil Municipal (GCM), muitos animais silvestres têm sido resgatados em residências, estabelecimentos comerciais e vias públicas, e devolvidos ao seu habitat natural. O recordista tem sido os gambás e o número de resgates em 10 meses deste ano já superou os do ano passado. Foram 265 durante todo ano passado e 455 de janeiro a outubro de 2023. Em segundo lugar no número de resgates estão as cobras, entre elas, a jiboia. O GAM orienta à população a acionar o GAM sempre que avistar um animal silvestre para garantir um resgate seguro.

Nesta quarta-feira (08), o GAM capturou mais uma cobra jiboia em uma residência no Parque Bela Vista. O morador fez contato com o GAM, solicitando o resgate. O animal, com aproximadamente 1,20 metro de comprimento, estava escondido embaixo da tampa da fossa e apresentava hábito selvagem para se proteger. Só este ano, 66 cobras, de diferentes espécies, foram encontradas pelo GAM, sendo a maioria jiboia e papa-pinto.
No último sábado (04), mais dois gambás e uma cobra papa-pinto foram resgatados.  Os gambás estavam em uma loja e em uma residência no Centro. Já a cobra foi encontrada embaixo de um eletrodoméstico, no distrito de Travessão. Os animais silvestres estavam em boas condições de saúde e foram devolvidos à natureza em Áreas de Proteção Ambiental (APAs).

O gerente ambiental do GAM, Ralph Xavier, orienta sobre a importância do animal e alerta para a importância do resgate seguro dos gambás. “O gambá é um animal essencial para o equilíbrio ambiental. Os gambás se alimentam de animais e vegetais. Ao se alimentarem de frutas e sementes eles espalham as sementes por onde passam por meio das suas fezes. Outro fato importante: os gambás são importantes para o controle de pragas, pois comem escorpião, cobras, baratas, carrapatos, entre outras. Desde 2019, existe uma pesquisa com os gambás para a produção de um antissoro para picada de cobra e de escorpião”, informa Ralph.

O GAM resgata animais silvestres em condições normais de saúde em todo o município e, imediatamente, são devolvidos para a natureza, respeitando o equilíbrio ambiental. A orientação é, sempre que identificarem qualquer animal silvestre, as pessoas devem isolar a área onde está o animal e acionar o Grupamento Ambiental, por meio dos telefones 153, (22) 98175-0785.

Fonte: Prefeitura de Campos

O NABALANCANF APENAS REPOSTA A NOTÍCIA QUE SE FEZ PÚBLICA SEM TECER QUALQUER COMENTÁRIO A RESPEITO DA MATÉRIA OU SE RESPONSABILIZAR PELA MESMA. TEM O CUNHO MERAMENTE INFORMATIVO.
Fonte
JORNAL TERCEIRA VIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze + seis =

Especialista

Olá! você têm alguma dúvida?