É mais comum do que você imagina, uma prática antiga que insiste em aparecer em dia de eleição: o curral eleitoral. Você sabe o que isso significa? É o lugar para onde se transportam eleitores e onde eles permanecem, são alimentados e festejados, em dia de votação. Com a prática, pretende-se exercer sobre os eleitores estrito controle por parte de chefes políticos e cabos eleitorais e, dessa forma, evitar “contaminação” por adversários.
Os eleitores são confinados e só deixam o “curral” na hora de depositar o voto nas urnas, sob estritas instruções e vigilância de chefe, cabos eleitorais e respectivos prepostos. É desse modo que o Glossário Eleitoral, disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), explica esse vocábulo.
Glossário
Com mais de 300 verbetes, o Glossário Eleitoral é um serviço que oferece um verdadeiro passeio pela evolução histórica do processo eleitoral brasileiro.
As expressões contidas no Glossário estão distribuídas em ordem alfabética, para facilitar a consulta por estudantes, pesquisadores e outros interessados.
CA / MSM