Fórum Cível de Guarulhos recebe exposição em homenagem à Semana da Consciência Negra

Mostra gratuita disponível até 30 de novembro.
Em homenagem à Semana da Consciência Negra, o Fórum Cível da Comarca de Guarulhos recebe, até o dia 30 de novembro, a exposição “Mulheres e Homens que Mudaram a História”, com painéis, posicionados na entrada do edifício, que abordam exemplos de vida de dez personalidades negras que marcaram o Brasil e o mundo. Organizada pela Subsecretaria da Igualdade Racial da Secretaria de Direitos Humanos do Município de Guarulhos, a mostra apresenta a experiência de vida de homens e mulheres que se destacaram pela luta por igualdade e pelo combate ao racismo, contribuindo para mudar paradigmas no Brasil e no Mundo, entre eles Angela Davis, Conceição Evaristo, Mabel Assis, Rosa Parks, Sueli Carneiro, Frantz Fanon, Nei Lopes, Oliveira Silveira, Raoni Metuktire e Steve Biko. O trabalho conta a importância de cada personagem e como continuam inspirando pessoas no mundo inteiro.
Na abertura da cerimônia, realizada na quarta-feira (22), o juiz diretor do Fórum de Guarulhos, Ricardo Felício Scaff, destacou a importância das ações promovidas pelo Judiciário na promoção de conhecimento e cultura. “É uma honra ter no Fórum exposição que trata da história de homens e mulheres extraordinários como Oliveira Silveira, um dos idealizadores do Dia da Consciência Negra; Conceição Evaristo, romancista, contista, poeta e mulher inspiradora; entre tantos outros. Isso evidencia que o Fórum também é um lugar de difusão de cultura, o que contribui para aproximar ainda mais a comunidade do Poder Judiciário”, ressaltou o magistrado.
Representando os funcionários do fórum, a servidora Tatiana Tadorque estimulou todos a conhecerem um pouco mais sobre as histórias destacadas nos painéis. “É importante ler e refletir sobre as histórias de cada uma dessas pessoas que impactaram o mundo. Essa exposição contribui para abrir a mente daqueles que não sabem as dificuldades que os negros enfrentam”, disse aservidora.
Também fizeram uso da palavra o delegado seccional da Polícia Civil de Guarulhos, José Aparecido Sanches Severo; o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção Guarulhos, Rodrigo Prates; a diretora da Secretaria Geral da OAB Guarulhos, Verônica Magna de Menezes Lopes; o reitor do Centro Universitário Metropolitano de São Paulo FIG-Unimesp, Eduardo Gimenes Romero; e a diretora do Curso de Direito da FIG-Unimesp, Ossanna Chememian Tolmajian; que destacaram a abertura do espaço no judiciário para ações de promoção da igualdade e da cidadania.
Também prestigiaram a cerimônia a juíza da 5ª Vara da Família e das Sucessões de Guarulhos, Celia Magali Milani Perini; o juiz do Setor de Execuções Fiscais, Pablo Rodrigo Palaro de Camargo; a presidente da Comissão das Mulheres Advogadas da OAB Guarulhos, Claudia Barbosa Padoan; a conselheira da OAB São Paulo, Maria do Carmo Roldan Gonçalves; advogados e servidores.
Serviço:
Exposição: “Mulheres e Homens que Mudaram a História” 
Data: até 30 de novembro, das 13 às 17 horas
Local: Átrio do Fórum Cível de Guarulhos Rua dos Crisântemos, nº 29 – Vila Tijuco – Guarulhos – SP
Entrada: Gratuita
Comunicação Social TJSP – FS (texto) / LC (fotos)
Siga o TJSP nas redes sociais:

 

 

O NABALANCANF APENAS REPOSTA A NOTÍCIA QUE SE FEZ PÚBLICA SEM TECER QUALQUER COMENTÁRIO A RESPEITO DA MATÉRIA OU SE RESPONSABILIZAR PELA MESMA. TEM O CUNHO MERAMENTE INFORMATIVO.
Fonte
TJSP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 5 =

Especialista

Olá! você têm alguma dúvida?