Exposição celebra o aniversário de instalação da Suprema Corte brasileira

Mostra relembra o nascimento da instituição, que se consolidou como protagonista na proteção do Estado Democrático de Direito.

Em 28 de fevereiro de 1891, no Solar do Marquês do Lavradio, na antiga capital do país, o Rio de Janeiro, era realizada a primeira sessão plenária do Supremo Tribunal Federal (STF). Nesta terça-feira (28), para celebrar os 132 anos de sua instalação, o Tribunal inaugura uma exposição sobre sua origem e formação.

A mostra revisita a legislação, os espaços, os ritos da época, a cobertura dos primeiros anos do Tribunal na imprensa, bem como rememora os juízes que, em 1891, assumiram o desa­fio da construção da Corte. São 10 painéis que recordam o nascimento desta instituição, que se consolidou como protagonista na proteção do Estado Democrático de Direito.

A história do Supremo se confunde com a própria história da República. O Decreto 848, de 11 de outubro de 1890, instituiu o STF e dispôs sobre sua composição e competências. Mas apenas em 1891, com a proclamação da Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil, o Tribunal foi de fato instituído com órgão de cúpula da Justiça Nacional.

A exposição “132 Anos de Instalação do Supremo Tribunal Federal” acontecerá no Salão Branco do STF até o final de abril.

O NABALANCANF APENAS REPOSTA A NOTÍCIA QUE SE FEZ PÚBLICA SEM TECER QUALQUER COMENTÁRIO A RESPEITO DA MATÉRIA OU SE RESPONSABILIZAR PELA MESMA. TEM O CUNHO MERAMENTE INFORMATIVO.
Fonte
STF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + quatro =

Especialista

Olá! você têm alguma dúvida?