Estudantes de Direito realizam júri simulado no Palácio da Justiça

Ação proporciona vivência da prática jurídica.
O Tribunal de Justiça de São Paulo recebeu, na sexta-feira (24), alunos do curso de Direito da Faculdade Progresso, em Guarulhos, para júri simulado. A atividade, realizada no Salão do Júri do Palácio da Justiça, proporciona aos estudantes a vivência da prática jurídica aprendida em sala de aula.
A coordenadora do curso de Direito da instituição, professora Giseli Passador, destacou a relevância para o aprendizado dos alunos. “Essa é uma ação extremamente importante, pois no júri são julgados os crimes dolosos contra a vida, consumados ou tentados. Embora seja uma simulação, servirá para que treinem a busca do convencimento dos jurados. Quero agradecer ao TJSP pela oportunidade dada ao desenvolvimento dessa atividade neste lugar histórico e icônico que é o Palácio da Justiça”, falou.
A simulação tratou de caso verídico de um homem acusado de homicídio com uso de arma de fogo. Foram ouvidas testemunhas de acusação e de defesa antes do interrogatório do réu. Em seguida, os alunos realizaram os debates entre a acusação e a defesa, oportunidade em que puderam treinar a retórica e convencer os jurados das respectivas teses. O Conselho de Sentença decidiu pela condenação do réu por homicídio qualificado.
Após a atividade, o professor Heitor Miranda de Souza parabenizou os alunos pela condução do julgamento. “Para muitos que estão aqui essa foi a primeira experiência de júri, e eu não tenho dúvidas de que foi muito marcante. É natural que existam medos, ansiedades, acertos e falhas, mas em momento algum isso desprestigia a grandiosidade do trabalho realizado”, afirmou.
Acompanharam a simulação o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção Guarulhos, Rodrigo Prates; o mantenedor da Faculdade Progresso, professor Roberto Morandeira Villaverde; os professores Roberto Victalino de Bruto Filho, André Luiz Moreira Pereira e Gilberto Nunes Ferraz, e estudantes da instituição.
Universidades interessadas em realizar sessões de julgamento simuladas no Palácio da Justiça devem contatar a Diretoria de Relações Institucionais pelo telefone (11) 4802-9215.
Mais fotos no Flickr.
Comunicação Social TJSP – FS (texto) / PS (fotos)
Siga o TJSP nas redes sociais:

 

 

O NABALANCANF APENAS REPOSTA A NOTÍCIA QUE SE FEZ PÚBLICA SEM TECER QUALQUER COMENTÁRIO A RESPEITO DA MATÉRIA OU SE RESPONSABILIZAR PELA MESMA. TEM O CUNHO MERAMENTE INFORMATIVO.
Fonte
TJSP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × um =

Especialista

Olá! você têm alguma dúvida?