DGP realiza Programa de Preparação para a Aposentadoria na Capital

Entre os dias 24 e 26 de maio, a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) realizou a 1ª edição de 2023 do Programa de Preparação para a Aposentadoria. Os encontros aconteceram em Florianópolis e contaram com a presença de 29 servidores que já adquiriram o direito à aposentadoria ou estão prestes a conquistá-lo.

 

 

Organizado pela Divisão de Desenvolvimento de Pessoas (DDP), o programa tem como objetivo acolher e possibilitar meios para que os servidores ingressem nesse momento da vida com novas perspectivas, além de agregar conhecimento e esclarecer o processo de aposentadoria.

O chefe da DDP, Marcelo Dias e Silva, destacou que a preparação para a aposentadoria cumpre um importante papel como uma das ações do recém-criado programa Viver + Preparação para o Futuro. “O novo programa de preparação para o futuro, denominado Viver+, oferece um conjunto amplo de informações que contribuem na preparação das pessoas para a transição que representa a aposentadoria, com destaque a este evento presencial de Preparação para Aposentadoria, que volta a ser realizado após os efeitos da pandemia”, destacou Marcelo.

Para o Diretor-Geral Administrativo do TJSC, Alexsandro Postali, “poder participar do Programa de Preparação para a Aposentadoria é uma daquelas oportunidades ímpares para qualquer gestor. Eventos como este deveriam ter uma dinâmica invertida, ou seja, aqueles que normalmente são convidados para falar, deveriam apenas compor a plateia para desfrutar da possibilidade de ouvir as histórias e colher da experiência dos servidores que participam do programa. O evento oportuniza convivência e troca de experiências sobre o que a vida nos oferece após o encerramento das atividades profissionais. A história do Poder Judiciário de Santa Catarina é dinâmica, se renova constantemente, mas só existe por conta da riqueza e da experiência do seu quadro de servidores. Fica a minha gratidão pelos serviços prestados e a satisfação de poder participar do evento.”


Ainda, de acordo com o diretor da DGP, Lucas Veit Braun, “A realização do programa, passados três anos e meio da sua última edição, é motivo de grande felicidade e satisfação. O acolhimento aos nossos servidores nesse momento tão importante, de proximidade com o início de um novo ciclo nas suas vidas, é de suma importância e reflete um dos pilares mais importantes dessa Administração, que é a valorização da dimensão humana do nosso ativo mais valioso, os nossos colaboradores. Registro minha profunda gratidão com toda a equipe da Diretoria de Gestão de Pessoas, pelo excelente trabalho na organização, à Diretoria-Geral Administrativa por todo o suporte e aos participantes, por tirarem um tempo na sua jornada de trabalho para prestigiarem o evento. Fica, no fim, a sensação de dever cumprido e a vontade de que o próximo encontro chegue logo, assim como fica a vontade de aperfeiçoar ainda mais o Projeto Viver+, sempre pensando em atender da melhor maneira possível os nossos servidores”.

Saúde, aspectos legais da aposentadoria e empreendedorismo foram alguns dos assuntos debatidos durante os encontros. Também foram realizadas atividades vivenciais como a roda de conversa sobre expectativas e sentimentos diante da aposentadoria que contou, inclusive, com a participação e depoimentos dos servidores aposentados João Luiz Martelli Moreira e Marilda Marcondes de Mattos.

Os participantes também deixaram suas percepções sobre o programa. A servidora Isaflora Aparecida Soares de Souza, da comarca de Joinville, comentou: “Eu adorei essa preparação. Eu vou retornar decidida daquilo que eu quero. Conheci pessoas maravilhosas e espero que esse programa nunca acabe”.

“Foi uma experiência inédita para mim. Realmente nos ajuda a decidir sobre o processo de aposentadoria. Vim atrás de uma luz e saio tranquilo. As orientações das palestras foram muito benéficas para todos”, destacou Orildo Gonçalves, de Capinzal.


Já o servidor Adilson Ribeiro, que pertence à comarca de Blumenau e atua na Contadoria Judicial Estadual, afirmou que “O programa representa dois marcos: o início e o fim de uma atividade que nos possibilitou visualizar novos caminhos, novas perspectivas. E digo mais: foi muito agradável desde o início. A gente aflorou as emoções e pudemos enxergar uma outra perspectiva: que podemos ser felizes e que demos nossa contribuição ao Poder Judiciário. Foi uma satisfação participar do evento”.

“Participar do programa foi libertador. Gratidão”, concluiu Andrea Maurien Bocca, servidora da comarca da Capita.

A próxima edição do programa está prevista para o mês de setembro. Se você, servidor ou servidora, já adquiriu ou está próximo de adquirir o direito à aposentadoria e tem interesse em participar, fique atento às divulgações no Portal do Servidor.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros – Reg. Prof.: SC00445(JP)
O NABALANCANF APENAS REPOSTA A NOTÍCIA QUE SE FEZ PÚBLICA SEM TECER QUALQUER COMENTÁRIO A RESPEITO DA MATÉRIA OU SE RESPONSABILIZAR PELA MESMA. TEM O CUNHO MERAMENTE INFORMATIVO.
Fonte
TJSC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × três =

Especialista

Olá! você têm alguma dúvida?