Defesa Civil de Campos veda galeria em Três Vendas para prevenir inundação devido à cheia do Rio Muriaé

Nível do Rio Paraíba do Sul baixou nas últimas horas e situação de famílais atingidas or alagamentos está sendo acompanhada pelo serviço social

Equipes da Secretaria de Defesa Civil de campos dos Goytacazes atuaram na localidade de Três Vendas na terça-feira (10), e fizeram a vedação da galeria celular sob a BR-356 (Campos-Itaperuna), por conta do aumento do nível do Rio Muriaé. A medida é emergencial e preventiva, diante o risco do rio alagar a área onde vivem centenas de famílias. O Muriáe chegou a transbordar na cidade vizinha de Cardoso Moreira.

A ação da Defesa Civil de Campos foi iniciada na quarta-feira (4), após medição da “boca” da galeria celular construída no local pelo governo federal. Foi adquirida chapa de aço para a vedação e pedras para a contenção das águas do Muriaé.

Vedação de galeria sob a BR-356 às margens do Rio Muriaé

“O rio Muriaé já transbordou em Cardoso Moreira, município mais próximo de Campos, e a água vem direto para Três Vendas, podendo atingir as casas de cerca de quatro mil pessoas. O ideal seria termos, no local, uma comporta Flap, que poderia ser fechada em casos de elevação do nível do rio em Três Vendas. Isso, inclusive, vem sendo solicitado há anos pela Prefeitura. Como medida emergencial e com o apoio da Coagro, que cedeu a chapa de aço, e da Secretaria de Obras, com as máquinas, realizamos o trabalho e seguimos acompanhando a situação do Muriaé”, explicou o subsecretário de Defesa Civil, Edison Pessanha.

Atenção no Rio Paraíba

Nesta quarta-feira (11), a Defesa Civil de Campos divulgou que pela última medição do Rio Paraíba do Sul, o nível estava em 9,62 metros. A Prefeitura informou que segue acompanhando de perto a situação na Avenida XV de Novembro, e que tem pedido celeridade ao Governo do Estado no andamento das obras.

Cais da Lapa em Campos (Foto:Hellen Souza)

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social informou que continuará prestando atendimento às famílias nos bairros da Coroa e Ilha do Cunha que seguem com alagamentos. Há equipes de plantão para atender a população sempre que for necessário. “Importante ressaltar que, em caso de urgência, as pessoas devem entrar em contato com a Defesa Civil, através dos números 199 ou (22) 981752512, e a pasta acionará também a SMDHS para realização de atendimentos em conjunto”, disse a nota enviada pela assessoria.

Apesar de muito cheio, nível do Paraíba começou a baixar na terça-feira, em Campos (Foto: Hellen Souza)

A Defesa Civil de Campos considera abertura da barra do Rio Paraíba do Sul, em Atafona, São João da Barra, poderá amenizar a situação em Campos. Pode, sim, melhorar um pouco, mas não é o fator determinante pelo cenário atual. O quadro de queda do nível do registrado terça-feira (10) era esperado, já que não ocorreram precipitações volumosas nas regiões influentes”.

Em relação à localidade de Três Vendas, a Secretaria Defesa Civil acrescentou que equipes seguem acompanhando a situação do Rio Muriaé, e tomando providências cabíveis, quando necessárias.

O NABALANCANF APENAS REPOSTA A NOTÍCIA QUE SE FEZ PÚBLICA SEM TECER QUALQUER COMENTÁRIO A RESPEITO DA MATÉRIA OU SE RESPONSABILIZAR PELA MESMA. TEM O CUNHO MERAMENTE INFORMATIVO.
Fonte
JORNAL TERCEIRA VIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis − 4 =

Especialista

Olá! você têm alguma dúvida?