Curso de Formação Inicial aborda mediação, conciliação e tratamento adequado de conflitos

O Curso de Formação Inicial dos novos magistrados e magistradas da Justiça Federal da 4ª Região, que tomaram posse em dezembro de 2023, está tendo nesta semana (22 a 26/1) aulas sobre atividade judicial, métodos consensuais e tratamento adequado de conflitos.

Na manhã de hoje (23/1), os novos juízes e juízas assistiram a uma aula sobre o Sistema de Conciliação da 4ª Região (Sistcon), Fóruns interinstitucionais e coordenações temáticas. A atividade foi ministrada pelo coordenador do Sistcon, desembargador Hermes Siedler da Conceição Júnior, e pelo diretor de Secretaria, Adelar Geronimo Gallina.

A aula teve o objetivo de identificar situações de conciliação com o Poder Público e compreender as políticas de conciliação já existentes no Poder Judiciário e na Justiça Federal da 4ª Região, impulsionando processos autocompositivos em demandas individuais e coletivas.

Além disso, os magistrados em formação também tiveram a oportunidade de conhecer o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscon) da Justiça Federal do Rio Grande do Sul (JFRS), em Porto Alegre. Na visita, eles foram recepcionados pela servidora Fernanda Machado Silva que apresentou o Cejuscon e explicou as atividades que ali são desenvolvidas.

Já pela tarde, o curso prosseguiu com a aula “Mediação, conciliação e o Poder Público. Mediação em demandas repetitivas, conflitos estruturais e coletivos”, ministrada pela desembargadora Taís Schilling Ferraz, que é a responsável pela Coordenadoria dos Juizados Especiais Federais da 4ª Região (Cojef). Nesta aula, foi realizada uma atividade de simulação de audiência.

As aulas desta semana integram o Eixo II do Curso de Formação Inicial. Este eixo tem como objetivos fazer com que os magistrados sejam capazes de compreender as políticas judiciárias de tratamento adequado dos conflitos de interesses e de Justiça Restaurativa, bem como aplicar ou identificar a aplicabilidade de metodologias autocompositivas em processos judiciais, administrativos e na gestão de pessoas, desenvolvendo habilidades de comunicação e escuta.

Sobre o curso

O Curso de Formação Inicial é promovido pela Escola de Magistrados e Servidores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (Emagis/TRF4) para uma turma de 30 juízes e juízas federais substitutos que tomaram posse no cargo no último dia 1º de dezembro. O curso tem duração de 16 semanas, encerrando em abril deste ano.

As atividades são voltadas à preparação dos juízes e juízas para que possam exercer a atividade jurisdicional e as aulas acontecem na sede do TRF4, em Porto Alegre. O cronograma completo do curso pode ser acessado pelo seguinte link: https://www.trf4.jus.br/0aM8n.

ACS/TRF4 (acs@trf4.jus.br)

A aula desta manhã (23/1) abordou o Sistema de Conciliação da 4ª Região (Sistcon)

A aula também teve uma visita ao Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscon) da JFRS

Os novos juízes e juízas da 4ª Região participaram de uma simulação de audiência

O NABALANCANF APENAS REPOSTA A NOTÍCIA QUE SE FEZ PÚBLICA SEM TECER QUALQUER COMENTÁRIO A RESPEITO DA MATÉRIA OU SE RESPONSABILIZAR PELA MESMA. TEM O CUNHO MERAMENTE INFORMATIVO.
Fonte
TRF4

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × três =

Especialista

Olá! você têm alguma dúvida?