Comerciantes e moradores do Centro levam caixão para o Calçadão para protestar contra a prefeitura

Eles se queixam de esvaziamento da área central por falta de transporte, iluminação, limpeza, segurança e outros problemas

Um caixão para simbolizar a morte do comércio do Centro de Campos foi posicionado no Boulevard Francisco de Paula Carneiro (Calçadão), na manhã desta sexta-feira (16). Moradores e comerciantes da área central disseram que o ato é para chamar à atenção da Prefeitura e dos vereadores por conta de uma série de problemas estruturais e pelo esvaziamento do comércio e afastamento de consumidores. Horas antes, na noite da quinta-feira (15), o prefeito Wladimir Garotinho utilizou as redes sociais para anunciar a recuperação e revitalização de prédios no c entro da cidade.

Além do caixão, diversas cruzes com dizeres de críticas foram posicionadas em postes, nas calçadas e no monumento do pelourinho.

De acordo com o comerciante Josias Silva, o ato é pacífico e foi pensado para durar até às 12h desta sexta-feira (16). Segundo ele, o gesto representa cerca de 1.200 pessoas que moram ou trabalham no Centro de Campos.

“Eu tenho 20 anos de comércio, trabalho com gráfica. Nos últimos anos, temos sofrido bastante com o afastamento do público consumidor. Campos não tem transporte decente. As pessoas não conseguem mais vir ao Centro com facilidade como antes. Isto tem provocado uma série de transtornos, além da falta de iluminação, acessibilidade, limpeza, segurança, entre outros. O prefeito Wladimir tem recebido as solicitações da Câmara dos Dirigentes Lojistas e da Associação Comercial e Industrial, mas não tem atendido o suficiente. Nós não fazemos parte da CDL e da ACIC, e precisamos de uma resposta do poder público também “, disse o comerciante.

Josias Silva é comerciante do Centro há 20 anos

O enterro simbólico com caixão, flores e cruzes chamou à atenção de quem passava pelo Calçadão na manhã desta sexta-feira. Algumas pessoas fizeram imagens e postaram em redes sociais.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Campos para posicionamento sobre a manifestação dos comerciantes e moradores do Centro, mas não obteve resposta até esta

Retrofit

Na noite desta quinta-feira (15), nas redes sociais, o prefeito Wladimir Garotinho anunciou que a Prefeitura vai restaurar prédios antigos na área central da cidade. A proposta, com o chamado “Retrofit”, é investir na revitalização da área central da cidade, onde muitos imóveis estão fechados há muitos anos.

Segundo o prefeito, o projeto vai possibilitar que edifícios comerciais se transformem em residenciais, com isenções fiscais concedidas pelo município para atrair as pessoas a realizar seu sonho da casa própria. A proposta é preservar a arquitetura original e também adequá-lo à legislação vigente.

“O Retrofit já é realidade em várias capitais brasileiras e estamos trazendo esse modelo de sucesso para ativar ainda mais a nossa economia. Estamos elaborando junto a entidades de classe, o mercado imobiliário e construtores um projeto que dará vida novamente ao Centro da nossa cidade”, destacou. Pelo projeto, os edifícios comerciais que forem transformados em residenciais terão isenções fiscais concedidas pelo município, para atrair as pessoas a realizar seu sonho da casa própria.

O NABALANCANF APENAS REPOSTA A NOTÍCIA QUE SE FEZ PÚBLICA SEM TECER QUALQUER COMENTÁRIO A RESPEITO DA MATÉRIA OU SE RESPONSABILIZAR PELA MESMA. TEM O CUNHO MERAMENTE INFORMATIVO.
Fonte
JORNAL TERCEIRA VIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − onze =

Especialista

Olá! você têm alguma dúvida?