Aulas retornam em fevereiro com novidades para o ano letivo

Na rede municipal, alunos do 6º ao 9º ano vão permanecer por mais 7 horas na escola semanalmente

Se para pais e alunos o início da volta às aulas significa adaptação de rotina, aquisição de itens escolares e correria para cumprir prazos de matrícula, para as unidades escolares os desafios também acontecem, mas por outros motivos. Neste ano de 2023, escolas públicas estaduais e municipais anunciam para o dia 6 de fevereiro o início do período letivo. Com relação às escolas particulares, segundo calendário sugestivo do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino Norte/Noroeste Fluminense (Sinepe), as unidades podem iniciar as aulas no dia 2 de fevereiro. As novidades são muitas, mas os protocolos de segurança para evitar contágio da Covid-19 permanecem como orientação para todas as unidades.

Nas 234 unidades de ensino municipais, a divulgação da relação dos alunos alocados na pré-matrícula/2023 já foi feita no início de janeiro e pais e responsáveis pelos alunos devem conferir para onde os estudantes foram encaminhados, no mesmo site onde realizaram a pré-matrícula – educação.campos.rj.gov.br. A matrícula na rede municipal deve ser feita até o dia 31 de janeiro, presencialmente, na unidade em que o aluno está relacionado. Até o fechamento desta matéria não havia indicação de que haveria uma prorrogação desta data, contudo, a orientação é que pessoas que possivelmente perderem este prazo devem ‘aguardar o término do processo e, a partir de fevereiro, entrar em contato com o telefone do setor de matrícula da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) – (22) 98131-0317- para verificar onde o aluno pode ser alocado, de acordo com a oferta de vagas’, como informado pelo órgão municipal. O contato pode ser feito via WhatsApp. Atualmente, a rede municipal de ensino conta com cerca de 54 mil alunos.

“Para efetivar a matrícula, os pais deverão levar todos os documentos exigidos no ato da pré-matrícula, conforme publicação no Diário Oficial. As secretarias das unidades estão abertas mesmo durante o período de férias escolares, de segunda a sexta-feira, por 6h diárias. Por isso, eles devem se informar quanto ao horário de atendimento ao público diretamente nas unidades”, informou o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres.

Para o ano letivo de 2023 na rede municipal, algumas novidades são esperadas, como a execução de um novo projeto chamado Biblioteca em Casa: (Re) construindo Saberes. O projeto da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia visa atender estudantes do Pré-escolar II ao 9º ano de escolaridade. Através dele, a Prefeitura oferece maletas contendo 18 ou 19 exemplares de diferentes livros paradidáticos da Literatura Brasileira que poderão ser levados para casa, permitindo a leitura não somente pelos alunos, mas também por seus familiares e professores.

Outra novidade já anunciada pelo prefeito Wladimir Garotinho diz respeito aos estudantes do 6º ao 9º anos de escolaridade permanecerem por mais 7 horas na escola semanalmente. Trata-se de uma mudança na matriz curricular do segundo segmento do Ensino Fundamental (anos finais) da rede municipal de ensino. “Uma pauta muito importante foi debatida, entre várias outras, que é a mudança na matriz curricular de 23h para 30h dos nossos alunos do 6º ao 9º ano. Com isso, eles vão ganhar mais tempo na escola e terão uma melhor aprendizagem. Estamos pavimentando caminho para o tão sonhado ensino de tempo integral”, informou o prefeito Wladimir Garotinho.

Na prática, os alunos vão cumprir as cinco horas diárias e um dia da semana será horário integral, ou seja, estudarão de manhã à tarde.

Marcelo Feres acrescenta que, além das reformas e manutenções, a secretaria seguirá entregando, este ano, novos mobiliários, playgrounds, kits de robótica, kits de laboratórios de matemática e ciências, laboratórios de educação infantil. “Continuaremos ofertando bolsas de estudo visando o apoio à ciência e tecnologia, à economia criativa, às startups; projetos de recuperação da aprendizagem; e dezenas de outros projetos serão colocados em prática visando à melhoria da qualidade do ensino em Campos, e garantindo o cumprimento do PAE [Programa de Aprendizagem Eficiente]”, destacou Feres.

Rede estadual
Já nas 49 unidades de ensino do Governo do Estado, em Campos, alunos que não participaram da primeira fase de matrícula, tiveram a chance de se inscrever a partir do dia 26 de janeiro, através do sistema Matrícula Fácil (matriculafacil.rj.gov.br).  A partir do dia 30 de janeiro, os alunos já matriculados na rede podem solicitar transferência para outras unidades, conforme disponibilidade nas redes de ensino. A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc-RJ) ressalta, em nota, que ‘ao concluir a inscrição online, o responsável deve comparecer à unidade alocada para confirmação da matrícula em até dois dias úteis após a inscrição’. A Seeduc-RJ também alerta que este processo de segunda fase ‘perdura durante todo o ano’. O órgão foi questionado, mas até o fechamento desta edição não havia enviado o número de alunos que integram a rede estadual.

A Seeduc-RJ informou que este ano o órgão dará prosseguimento à ampliação das Escolas de Novas Tecnologias e Oportunidades (E-Tecs). As E-Tecs são escolas dotadas de alta tecnologia como uso de lousas digitais, impressoras e canetas 3D, chromebooks, energia solar, sustentabilidade e outros. Foram entregues 25 até o final de 2022 e outras 25 serão entregues ainda este ano. Outra novidade informada pela Seeduc-RJ é a ampliação das escolas interculturais, que têm como objetivo a integração de estudantes e professores brasileiros com os alunos e professores de outros países.

Protocolos da Covid
Quanto aos cuidados para evitar contágio da Covid-19, escolas municipais seguem os decretos vigentes como recomendação do uso de máscaras e álcool em gel. E, em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE), vai continuar com testagem e vacinação contra Covid itinerantes, com busca ativa, nas unidades escolares. A Secretaria informou que todas as unidades escolares são higienizadas periodicamente e que suas equipes estão atentas junto da Secretaria de Estado de Saúde.

Já o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino disse que apesar do quadro mais tranquilo em relação às medidas de segurança devido à disponibilidade da vacina, não se pode deixar de ter cautela. “Continuamos evitando determinados comportamentos, mantendo uma certa distância e evitarmos aglomerações”, alertaram. No município de Campos, há 151 escolas privadas associadas ao Sinepe.

O NABALANCANF APENAS REPOSTA A NOTÍCIA QUE SE FEZ PÚBLICA SEM TECER QUALQUER COMENTÁRIO A RESPEITO DA MATÉRIA OU SE RESPONSABILIZAR PELA MESMA. TEM O CUNHO MERAMENTE INFORMATIVO.
Via
POR THABATA FERREIRA
Fonte
JORNAL TERCEIRA VIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco − 5 =

Especialista

Olá! você têm alguma dúvida?