39ª CJ – Batatais recebe visita telepresencial “Memória TJSP”

Evento percorre todo o estado.
Magistrados e servidores participaram, na última sexta-feira (26), de nova edição da segunda temporada da visita telepresencial “Memória TJSP”. Desta vez, houve homenagem à 39ª Circunscrição Judiciária – Batatais, pertencente à 6ª Região Administrativa Judiciária – Ribeirão Preto. A iniciativa foi lançada em 2021 e percorre o estado com o objetivo de promover cultura e relembrar fatos que marcaram a história do Tribunal de Justiça de São Paulo.
O evento foi organizado pelo Museu do TJSP e apresentado pelo juiz Carlos Alexandre Böttcher, integrante do Comitê do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname) e da Comissão de Gestão da Memória, presidida pelo desembargador Octavio Augusto Machado de Barros Filho. A condução foi realizada desembargador Renato Delbianco, vice-presidente da Comissão, que ressaltou a importância de preservar a história do judiciário paulista e possibilitar o acesso do cidadão aos bens culturais do TJSP e suas comarcas. “Esse trabalho é imprescindível e visa o fortalecimento da sensação de pertencimento de juízes e servidores”, afirmou.
Na sequência, houve a exibição de um vídeo institucional com apresentação de aspectos históricos do Poder Judiciário no Brasil e no estado de São Paulo, inclusive com menções ao Palácio da Justiça, Palacete Conde de Sarzedas (sede do museu), Arquivo, Biblioteca e outros edifícios do Tribunal.
Após a reprodução, o diretor do fórum de Batatais, juiz Fábio Marques Dias (Vara do Juizado Especial Cível e Criminal), explicou que a 39ª CJ agrega também as comarcas de Altinópolis, Brodowski, Morro Agudo, Nuporanga e Orlândia. O magistrado destacou os encontros com os colegas do judiciário, possibilitados pela solenidade. “Parece que foi outro dia que eu trabalhava como escrevente do TJ e lá se vão 26 anos. Podemos fazer proveito do encontro para nos tornarmos mais humanos”, refletiu.
Em seguida, houve a exposição de vídeo explicativo sobre todas as comarcas da CJ, com ênfase para os aspectos históricos dos municípios, criação das comarcas, fóruns e figuras importantes para o judiciário local e nacional. Um dos destaques foi o Fórum “Desembargador Alfredo Fanucchi Neto”, na comarca de Altinópolis, em homenagem ao magistrado que faleceu em 2009. Sua esposa, desembargadora Claudia Lúcia Fonseca Fanucchi, estava presente e agradeceu a lembrança. “É uma distinção que nos lembra a importância de servir aos outros e a responsabilidade que temos de deixar um legado positivo”, disse.
O desembargador Paulo Hatanaka, natural de Batatais, também prestigiou a solenidade e contou que sua família e seus professores, quando ainda residia no município, o incentivaram a seguir pelo ramo do Direito. O juiz substituto em segundo grau Durval Augusto Rezende Filho, primeiro juiz da comarca de Brodowski, compareceu e relembrou dos tempos em que assumiu o cargo. “Para mim é uma alegria fazer parte dessa história, a região sempre foi muito agradável”, comentou.
Também prestigiaram o evento o coordenador da 39ª CJ, desembargador José Maria Simões de Vergueiro; os juízes Adriana Aparecida de Carvalho Pedroso (Vara Criminal de Batatais), Iuri Sverzut Bellesini (2ª Vara da comarca de Orlândia), Alcides Lourenço Cabral Filho (2ª Vara da Família e das Sucessões da comarca de Araçatuba), Renata Rosa (1ª Vara da Família e das Sucessões da comarca de Ribeirão Preto), Samuel Bertolino dos Santos (Vara da comarca de Morro Agudo), Bruna Araujo Capelin Matioli (diretora do fórum da comarca de Pontal), Carolina Nunes Vieira (Vara da comarca de Brodowski), Aline de Oliveira Machado Bonesso Pereira de Carvalho (1ª juíza auxiliar); o promotor de Justiça João Carlos Bianco; e o presidente da subseção da OAB local, Mário Jesus de Araújo. O vídeo sobre a comarca contou com a participação do prefeito de Batatais, Luis Fernando Benedini Gaspar Júnir; da presidente da Câmara Municipal de Batatais, Andressa da Silva Furini; e vereadora Anabella Pavão da Silva (assistente social do fórum de Nuporanga).
O conteúdo estará disponível na playlist “Memória do Poder Judiciário”, no canal oficial do TJSP no YouTube.
Próximas visitas “Memória TJSP”: Confira o cronograma de visitas, que ocorrerão até o final de 2023, sempre às 11 horas. O próximo evento abordará a 21ª CJ – Registro. As inscrições são pela página do agendamento virtual.
Comunicação Social TJSP – BC (texto) / KS (arte)
O NABALANCANF APENAS REPOSTA A NOTÍCIA QUE SE FEZ PÚBLICA SEM TECER QUALQUER COMENTÁRIO A RESPEITO DA MATÉRIA OU SE RESPONSABILIZAR PELA MESMA. TEM O CUNHO MERAMENTE INFORMATIVO.
Fonte
TJSP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis + quatro =

Especialista

Olá! você têm alguma dúvida?