O relatório de novembro de 2023 da Ouvidoria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revela que 2.127 demandas foram processadas para atendimento. Segundo o documento, o índice geral de satisfação alcançou expressivos 81,37% dos resultados recebidos.
As informações do setor são geradas a partir do Sistema de Atendimento ao Cidadão (SAC), sistema de atendimento telefônico, e-mails e procedimentos instaurados no sistema SEI. Todos esses dados possibilitam o mapeamento das demandas recebidas e tratadas pela unidade.
De acordo com o documento, do número total de demandas em novembro, 64 foram encaminhadas para as áreas técnicas, o que corresponde a 3,02% dos atendimentos no mês. As demais, que totalizaram 2.053 relatos, foram respondidas pela própria equipe da Ouvidoria do Tribunal.
Em outubro, o Tribunal deu um passo importante para aprimorar o atendimento feito pela Ouvidoria. Naquele mês, foi implementada a integração entre o Sistema de Atendimento ao Cidadão (SAC) e o Service Desk, da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), mais conhecido como GSTI. Essa integração busca aprimorar o suporte e o atendimento a cidadãs e cidadãos, simplificando e agilizando o processo de resolução de problemas e dúvidas relacionadas à tecnologia.
Temas de destaque
As principais demandas registradas em novembro versaram sobre os seguintes assuntos: informações sobre o título de eleitor, acesso à informação e denúncias. As demandas relativas aos temas mais requisitados foram, respectivamente: 943, 709 e 234.
Itens líderes em respostas
Quanto aos temas, “Título eleitoral” foi, novamente, o líder entre as demandas respondidas no mês passado. Sobre o assunto, a Ouvidoria forneceu 605 respostas, o que corresponde a 28,95% do total. “Certidão de quitação eleitoral” ficou em segundo lugar, com 328 respostas (15,69%), seguida pelas “Demandas de outras instituições”, com 305 (14,59%).
Origem das solicitações
O estado de São Paulo liderou o número de demandas protocoladas, com 560, seguido pelo Rio de Janeiro, com 222. Em novembro, o Distrito Federal ficou em terceiro lugar quanto à origem dos pedidos, com 204.
Lei de Acesso à Informação (LAI)
A Ouvidoria do TSE recebeu e concluiu, no mês de novembro, 727 demandas registradas no Sistema de Informações ao Cidadão (SIC). Destas, 13 foram indeferidas.
Integração SAC e Service Desk
Com a ferramenta de integração do Sistema de Atendimento ao Cidadão (SAC) e o Service Desk é possível encaminhar as demandas de suporte técnico diretamente à Seção de Serviços de Tecnologia da Informação e Service Desk (SESERV), sem a necessidade de solicitar que a pessoa realize o registro naquele canal. Em novembro, 26 demandas foram direcionadas ao GSTI para processamento.
IA/EM