Você sabe o que é zerésima? O Glossário explica

Serviço mostra que o documento fortalece a transparência do processo eleitoral

Acessível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Glossário Eleitoral explica que a “zerésima” é o relatório emitido pela urna eletrônica, antes do início da votação, que comprova que não existe no equipamento nenhum voto dado a candidata ou candidato.

Antes da abertura da seção eleitoral no dia da votação, o presidente da mesa receptora de votos liga a urna eletrônica, na presença dos mesários e fiscais de partidos políticos, para emitir o relatório da zerésima. O procedimento reforça a transparência e a segurança do processo eleitoral ao mostrar que a urna não contém voto algum para candidata ou candidato antes do começo da votação.

Após a impressão da zerésima, todos os presentes devem assinar o documento. Com essas etapas finalizadas, a seção eleitoral pode ser liberada para receber as eleitoras e eleitores.

O serviço

O Glossário Eleitoral traz mais de 300 verbetes distribuídos em ordem alfabética. As expressões explicam de maneira simples e direta a terminologia jurídica utilizada pela Justiça Eleitoral. Também oferece informações históricas e referências doutrinárias sobre diversos conceitos ligados ao desenvolvimento do processo eleitoral brasileiro.

Navegar pelo serviço é bem fácil: basta clicar na letra desejada para que a relação de verbetes específicos seja aberta. Depois, é só clicar na expressão procurada.

MS/EM, DM

O NABALANCANF APENAS REPOSTA A NOTÍCIA QUE SE FEZ PÚBLICA SEM TECER QUALQUER COMENTÁRIO A RESPEITO DA MATÉRIA OU SE RESPONSABILIZAR PELA MESMA. TEM O CUNHO MERAMENTE INFORMATIVO.
Fonte
TSE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − 4 =

Especialista

Olá! você têm alguma dúvida?