O anseio de todo aluno de graduação, independentemente da área de estudo, é a festa de formatura. Com os graduandos de direto não foi diferente: uma festa planejada por mais de um ano e custeada com grande esforço pelos alunos…
Tudo foi meticulosamente planejado para o aguardado dia da colação de grau e formatura. No entanto, a festa teve uma duração inferior a trinta minutos de cerimônia. A energia acabou, impossibilitando a conclusão do discurso do paraninfo da turma, o professor Tiago José. Além da presença de amigos, alunos e familiares, não apenas da cidade, mas também de outras localidades. Também estavam presentes autoridades como vereadores, secretário de governo, e até mesmo o prefeito da cidade de Campos dos Goytacazes, Wladmir Garotinho.
Foi um constrangimento inexplicável e de grande magnitude. O sonho de uma festa memorável permaneceu apenas no plano imaginário, pois a realidade os colocou na escuridão, privando-os das devidas homenagens em um dia tão crucial e irreversível.”