O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne na manhã desta segunda-feira (9) com a presidente do Supremo Tribunal (STF), Rosa Weber.
Para a noite, a agenda oficial prevê uma reunião com governadores – parte deles deve participar de forma remota. Os dois compromissos são previstos para o Palácio do Planalto.
As reuniões acontecem um dia após os atos de terrorismo promovidos por uma minoria de bolsonaristas radicais nas sedes dos três poderes da República – o Palácio do Planalto, o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF).
Até o início da manhã, não havia previsão de encontro entre Lula e os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), ou do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
A agenda oficial do presidente da República prevê também que Lula converse por telefone, à tarde, com o primeiro-ministro de Portugal, António Costa; e, em seguida, com o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton. A pauta prevista para as conversas não foi detalhada.
Lula visitou prédios no domingo
Ainda na noite de domingo, após os atos de destruição e vandalismo na Esplanada dos Ministérios, Lula voltou a Brasília e se reuniu com Rosa Weber e ministros no Palácio do Planalto.
O presidente também acompanhou Rosa Weber em uma inspeção no STF, enquanto peritos trabalhavam para levantar a extensão do dano.
Lula cumpria agenda oficial em Araraquara (SP), cidade com áreas devastadas por fortes chuvas, mas encurtou a viagem e retornou a Brasília horas após a situação ter sido controlada na Esplanada dos Ministérios.