O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promove, nesta sexta-feira (6), o 3º Encontro de Acessibilidade e Inclusão da Justiça Eleitoral. O evento ocorre em referência ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que foi celebrado na terça-feira (3). A mesa de abertura, às 9h, contará com a presença da presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia. As atividades ocorrem no Espaço Ministro Sepúlveda Pertence, no subsolo do edifício-sede do Tribunal. As pessoas interessadas em participar do encontro podem se inscrever aqui.
A programação inclui a palestra “Acessibilidade e Transformação Digital: Guia de Boas Práticas para a Acessibilidade Digital”, às 9h30, com o representante do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos Eleidimar Odilia Isaque da Silva.
Na sequência, a partir das 10h, o professor Raphael Vasconcelos, coordenador da Missão de Observação Eleitoral credenciada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), realiza a palestra “Lições Aprendidas nas Eleições 2024: a Missão de Observação Eleitoral da UERJ com Foco na Acessibilidade nos Locais de Votação”.
Às 10h30, a mesa “Arte, Esporte e Cidadania” contará com a participação do bicampeão paralímpico e presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Mizael Conrado, da produtora cultural e escritora Lurdinha Danezy Piantino e do artista plástico e ator com síndrome de Down Lucio Piantino. No final do encontro, será realizada ação educacional e de sensibilização com a participação do grupo de dança Street Cadeirante.
Confira a programação completa do evento.
DV/EM, DB