TRE-MG transfere sede para cartório eleitoral de Diamantina em homenagem ao ex-presidente Juscelino Kubitschek

Mudança é simbólica e ocorrerá somente nesta terça, 12 de setembro, data de nascimento do influente político brasileiro

Nesta terça-feira (12), o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) fará, de maneira simbólica, a transferência da sede para o Cartório da 101ª Zona Eleitoral de Diamantina, localizada na Rua Macau de Baixo nº 310, no centro da cidade. A mudança, autorizada pela Portaria nº 286/2023, assinada pelo presidente da Corte, desembargador Octavio Boccalini, é um tributo ao ex-presidente Juscelino Kubitschek, que nasceu no município mineiro na mesma data em que será prestada a homenagem.

Como forma de reverenciar o influente político brasileiro, o cartório de Diamantina abrigará a sessão plenária do TRE de Minas Gerais, transmitida ao vivo, a partir das 16h, pelo canal do Regional no YouTube. O ato tem como objetivo manter viva a história do estado e do país como um todo.

Também nesta terça (12), o governo de MG deslocará simbolicamente a capital para Diamantina, onde acontecerá a solenidade de entrega da Medalha Presidente Juscelino Kubitschek.

Homenageado

Juscelino Kubitschek de Oliveira nasceu em Diamantina em 12 de setembro de 1902. Formou-se em Medicina em 17 de dezembro de 1927. Foi prefeito de Belo Horizonte de 1940 a 1945, época em que realizou uma de suas mais importantes obras: a construção do Conjunto Arquitetônico da Pampulha.

Foi deputado federal por Minas Gerais de 1935 a 1937 e de 1946 a 1951, e governador por Minas Gerais de 1951 a 1955, quando criou as Centrais Elétricas de Minas Gerais (atual Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig), período marcado ainda pela construção de usinas hidrelétricas, estradas e grande estímulo à industrialização.

Ocupou o cargo de presidente da República entre 1956 e 1961, um momento de grande industrialização e crescimento econômico do país. A construção de Brasília – a nova capital federal, inaugurada em 21 de abril de 1960 – foi considerada sua maior obra.

Fonte: Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG)

O NABALANCANF APENAS REPOSTA A NOTÍCIA QUE SE FEZ PÚBLICA SEM TECER QUALQUER COMENTÁRIO A RESPEITO DA MATÉRIA OU SE RESPONSABILIZAR PELA MESMA. TEM O CUNHO MERAMENTE INFORMATIVO.
Fonte
TSE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 5 =

Especialista

Olá! você têm alguma dúvida?