TJSC e TRT-12 assinam convênio para compartilhar os Pontos de Inclusão Digital

Judiciário estadual já implantou 25 PIDs em Santa Catarina

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e o Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-12) assinaram nesta quarta-feira (22/5) um convênio para o compartilhamento dos Pontos de Inclusão Digital (PID). O documento foi assinado pelo chefe do Poder Judiciário catarinense, desembargador Francisco Oliveira Neto, e pelo presidente do TRT-12, desembargador Amarildo Carlos de Lima. Atualmente, o TJSC já implantou 25 PIDs em Casas da Cidadania e em Fóruns por todo o Estado. A previsão é que, até o final de julho, o Judiciário catarinense tenha 41 PIDs à disposição da sociedade.

Os PIDs integram o programa Justiça Mais Perto, do TJSC, para maximizar o acesso à Justiça dos denominados excluídos digitais. “Essa é uma importante ação, porque não adianta digitalizar os processos e parte da população não ter acesso. Com os Pontos de Inclusão Digital, as pessoas sem acesso à internet ou sem equipamentos eletrônicos poderão realizar os atos processuais por meio de videoconferência”, anotou o presidente do TJSC.

Com os espaços instalados em Fóruns e Casas da Cidadania, os jurisdicionados poderão prestar depoimentos e cumprir outros atos, além da possibilidade de atendimento por meio do Balcão Virtual. Agora, após a assinatura do convênio, as pessoas com ações trabalhistas no TRT-12 poderão utilizar os PIDs. Isso deve aproximar o jurisdicionado da Justiça do trabalho.

“O PID visa justamente a integração de pessoas que normalmente não têm esse acesso aos processos. Essa iniciativa vai aproximar o nosso jurisdicionado aos seus interesses dentro de cada processo. Ou seja, muitas pessoas que não teriam condições ou teriam dificuldades de acesso vão ter essa possibilidade melhorada. Então é com isso que nós contamos, e agradecemos a parceria, a cooperação do TJSC, e vamos trabalhar para que possamos estar cada vez mais perto do interesse do nosso jurisdicionado e da população catarinense”, afirmou o presidente do TRT-12.

Segundo o convênio, o TJSC será responsável por providenciar espaço físico, estrutura tecnológica e funcionários para manutenção e atendimento nos PIDs. Já o TRT-12 será responsável por providenciar acesso aos sistemas de automação judiciária necessários ao funcionamento do PID e treinamento dos funcionários para utilização da ferramenta.

O encontro contou ainda com a presença do coordenador de Magistrados, juiz Rafael Fleck Arnt; e do juiz auxiliar da Presidência em exercício Rafael de Araújo Rios Schmitt. Pelo TRT-12, também estiveram presentes o juiz auxiliar da Presidência Paulo Jacon e o juiz de cooperação judiciária, Roberto Nakajo.

PIDs já instalados

Casa da Cidadania de Botuverá (Brusque)

Casa da Cidadania de Canelinha (Tijucas)

Casa da Cidadania de Nova Trento (São João Batista)

Casa da Cidadania de Palma Sola (Anchieta)

Fórum de Anchieta

Fórum de Araquari

Fórum de Ascurra

Fórum de Barra Velha

Fórum de Campo Belo do Sul

Fórum de Capivari de Baixo

Fórum de Coronel Freitas

Fórum de Correia Pinto

Fórum de Cunha Porã

Fórum de Descanso

Fórum de Garopaba

Fórum de Garuva

Fórum de Ipumirim

Fórum de Itá

Fórum de Itapoá

Fórum de Lebon Régis

Fórum de Mondaí

Fórum de Porto Belo

Fórum de Penha

Fórum de Presidente Getúlio

Fórum de Rio do Campo.

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa
Atendimento à Imprensa

O NABALANCANF APENAS REPOSTA A NOTÍCIA QUE SE FEZ PÚBLICA SEM TECER QUALQUER COMENTÁRIO A RESPEITO DA MATÉRIA OU SE RESPONSABILIZAR PELA MESMA. TEM O CUNHO MERAMENTE INFORMATIVO.
Fonte
TJSC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 − dois =

Especialista

Olá! você têm alguma dúvida?