Como parte da programação da XXIV Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) lança, nesta quinta-feira, 10/8, edital para seleção de boas práticas e trabalhos artísticos para a Mostra Cultural Cultura de Paz – Pelo fim da violência contra meninas e mulheres.
Os trabalhos devem ser relacionados à prevenção e ao enfrentamento da violência de gênero contra meninas e mulheres, aptos a integrarem o 4º Congresso do Programa Maria da Penha Vai à Escola, que acontece em novembro, durante as ações da 25ª edição da Semana da Justiça pela Paz em Casa.
O concurso é realizado pelo NJM com o objetivo de motivar profissionais da área da educação e estudantes a disseminarem iniciativas relacionadas ao tema, assim como divulgar e dar visibilidade às práticas inovadoras que contribuam para prevenção e enfrentamento da violência de gênero nas escolas.
Os interessados têm até 1º de outubro para realizarem seus inscrições. As práticas poderão ser inscritas por profissionais do quadro de servidores da Secretaria de Estado de Educação do DF (SEEDF), do
Instituto Federal de Brasília (IFB) e da Universidade de Brasília (UnB). Os estudantes regularmente matriculados na rede pública de ensino do DF (SEEDF, IFB e UnB) poderão submeter trabalhos acadêmicos e artísticos para participar da mostra cultural Cultura de Paz – Pelo fim da violência contra meninas e mulheres. Todos os trabalhos podem ser apresentados individualmente ou em grupo.
Acesse a página do MPVE e participe.
Semana da Paz em Casa
Idealizada pela então Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministra Cármen Lúcia, em março de 2017, por meio da Portaria 15 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Semana Justiça pela Paz em Casa foi transformada oficialmente em Programa Nacional Justiça pela Paz em Casa e acontece três vezes ao ano, em todo o País.
No âmbito do TJDFT, é realizada por meio do Núcleo Judiciário da Mulher (NJM), sob a coordenação da 2ª Vice-Presidência, com o objetivo de promover a conscientização contínua sobre o problema da violência de gênero, alcançar comunidade e instituições parceiras, bem como realizar esforço concentrado de audiências e sentenças em todos os Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher espalhados pelo DF.
No TJDFT, as atividades da Semana têm programação estendida durante todo o mês de agosto. Confira.