Programa municipal “Mais Ciência” premia trabalhos em Campos

Os três melhores projetos foram cerificados e receberam menção honrosa na Uenf

O Mais Ciência, da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), premiou os melhores trabalhos dos 58 desenvolvidos no ciclo 2022/2023 do programa. A cerimônia aconteceu na Universidade Estadual do Norte fluminense (Uenf). Foram premiados seis trabalhos, com 1º, 2º e 3º lugar, além de três menções honrosas para os trabalhos que ficaram empatados em 4º lugar.

O primeiro lugar ficou para o projeto “Investigações sobre a Dodiscência através do Projeto Siminino na Escola”, da autora Anna Luiza Nunes Rafero Bonati, sob a orientação da professora Maria Siqueira Queiroz de Carvalho, do Instituto Federal Fluminense (IFF), atuando em parceria com a Seduct. O segundo lugar foi para “Infraestrutura Urbana para Mobilidade Ativa: Estudo qualitativo em Campos dos Goytacazes/RJ”, de Layla Fernandes Rocha Soares, sob a orientação da professora Danielly Cozer Aliprandi, também do Instituto Federal Fluminense (IFF), atuando em parceria com o IMTT. O terceiro lugar “Dinâmica socioespacial e capacidade institucional na provisão de serviços coletivos urbanos: a mobilidade urbana em Campos dos Goytacazes”, de Andrew Patrick Silva Pereira, sob a orientação da prof.ª Érica Tavares da Silva Rocha da Universidade Federal Fluminense (UFF), também atuando com o IMTT.

De acordo com a coordenadora do Mais Ciência, Leonora Tinoco, três projetos tiveram a mesma pontuação e, portanto, ficaram empatados em 4º Lugar e receberam menção honrosa: “Hotéis de abelhas: uma estratégia para educação ambiental nos jardins das escolas no município de Campos dos Goytacazes”, da autora Karen Castilho Emilio, sob a orientação da professora Maria Cristina Gaglianone, da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), atuando também em parceria com a Seduct; “Centro de Assistência à Saúde Humanizada”, de Raizza Cardoso da Conceição, sob a orientação do professor Marcus Menezes Alves de Azevedo do Centro Universitário Fluminense (UNIFLU), atuando com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS); “Patrimônio Goitacá: ferramentas digitais na Educação Patrimonial” de Isabelle Erthal Farias, sob a orientação da professora Maria Catharina Reis Queiroz Prata do IFF, atuando com a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL).

Vista aérea do campus da Universidade (foto: Divulgação)

“Tivemos uma semana muito gratificante, com 58 projetos acadêmicos se apresentando e sendo avaliados numa sessão de banners exclusiva do Mais Ciência, onde a temática foi unicamente o nosso município. Tivemos projetos das mais diversas áreas, como mobilidade, saúde, educação, meio ambiente, cultura, da área social. Todos discutindo e buscando soluções para as demandas da nossa cidade. A sensação é de dever cumprido, e isso dá uma motivação ainda maior para o quarto edital do programa, que deve ser lançado em breve”, declarou a coordenadora.

Para a subsecretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Suzana da Hora, finalizar o “Mais Ciência” no Centro de Convenções da Uenf, a maior universidade no interior do Estado do Rio de Janeiro, foi muito significativo. Ela acrescentou que a premiação é resultado do poder público municipal, por meio da Seduct, atuando em parceria com as universidades públicas e privadas presentes no território, induzindo a pesquisa aplicada na busca de soluções para os problemas da sociedade que foram levantados pelas diversas secretarias municipais.

“Estudantes universitários e seus orientadores estão realizando a entrega à sociedade campista de um ano de trabalho. O resultado, como esperado, foi de muita engenhosidade e criatividade e, a aplicabilidade, direta no nosso dia a dia. Em breve alguns desses projetos hoje apresentados estarão sendo aprofundados para implantação pelo nosso município”, esclareceu Suzana.

Fonte: Secom/PMCG

O NABALANCANF APENAS REPOSTA A NOTÍCIA QUE SE FEZ PÚBLICA SEM TECER QUALQUER COMENTÁRIO A RESPEITO DA MATÉRIA OU SE RESPONSABILIZAR PELA MESMA. TEM O CUNHO MERAMENTE INFORMATIVO.
Fonte
JORNAL TERCEIRA VIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − 5 =

Especialista

Olá! você têm alguma dúvida?