O Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Desembargador Cruz Macedo, se reuniu nesta terça-feira, 10/1, com o Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ministro Alexandre de Moraes, para falar sobre as audiências de custódia dos presos que estavam acampados em frente ao Quartel General do Exército.
Em Brasília, cerca de 1,2 mil pessoas foram detidas no acampamento que estava em atividade desde novembro passado. Devido a grande quantidade de pessoas presas simultaneamente, o Ministro Alexandre de Morais pediu a atuação da Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nas audiências de custódia dos envolvidos e delegou a realização dessas audiências para o TJDFT e o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).
Os acampamentos foram desmontados em todas as capitais do país e pessoas foram presas após manifestantes radicais invadirem e depredarem, no domingo (8), o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto, sedes dos Três Poderes. A ordem para a desmobilização foi dada pelo Presidente do TSE.
Participaram da reunião o Corregedor da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, Desembargador J.J. Costa Carvalho, os Juízes Auxiliares da Presidência e Corregedoria do TJDFT Luis Martius Júnior, Fernando Mello e Clarissa Masili, além do Presidente do TRF1, Desembargador José Amilcar de Queiroz Machado e do Ministro Luís Felipe Salomão, Corregedor Nacional de Justiça.