Depois de visitar a comarca de Bom Retiro, na Serra catarinense, o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador João Henrique Blasi, iniciou o roteiro pelo grande Oeste. Na manhã desta quarta-feira (26/7), Blasi se reuniu com magistrados da comarca de Chapecó pela terceira vez em sua gestão. Além de atualizar questões pertinentes à categoria, o presidente recebeu as demandas apresentadas pelos juízes.
Em nome dos presentes, o juiz diretor do foro da comarca de Chapecó, Jeferson Osvaldo Vieira, observou a satisfação notória com que os servidores do PJSC laboram, o que reflete diretamente no desempenho da Justiça como um todo. Os demais presentes acompanharam o relato. Apesar da anotação positiva, o magistrado trouxe a necessidade de aumentar o número de servidores na comarca.
“Conferimos na data de hoje que, em um ano e meio, empossamos 628 servidores. É um número expressivo, mas reconhecemos a importância e a necessidade que a questão merece. Nos próximos dias, três analistas jurídicos e um técnico judiciário administrativo serão nomeados para Chapecó, totalizando 15 novos colaboradores para a comarca nesta gestão”, respondeu o presidente.
Outra demanda apresentada foi a criação de uma nova vara criminal. Um dado relevante trazido foi o aumento no número de pedidos mensais por medidas protetivas, cinco vezes maior do que há 18 anos, quando o atual juiz assumiu a unidade. Outro bônus seria a agilidade no desfecho de processos que aguardam julgamento, oriundos da área de abrangência da comarca, que tem mais de 300 mil habitantes. Blasi afirmou que a pauta está em discussão no Tribunal de Justiça e, em breve, terá novos encaminhamentos. Melhorias no sistema eproc, mais juízes substitutos (hoje há apenas um) e possibilidade de capacitação para magistrados e servidores também foram algumas das demandas trazidas.
“É uma grande satisfação poder, mais uma vez, estar presencialmente no Oeste. Esses momentos de trocas de experiências são os melhores que temos na Presidência. Seguimos à disposição, sempre em busca da melhoria da prestação do serviço judicial aos catarinenses”, concluiu o presidente.
Blasi está acompanhado pelos desembargadores Carlos Alberto Civinski, André Dacol, Altamiro de Oliveira, Luiz Antônio Zanini Fornerolli e Selso de Oliveira. O próximo compromisso é na comarca de Pinhalzinho e, ainda hoje, haverá inauguração da reforma do fórum de Mondaí. Amanhã, a agenda segue em Abelardo Luz com assinatura da ordem de serviço para construção do novo fórum da comarca.